on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Como construir uma caixa / gaiola de pedras para paisagismo

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Um gabião é uma gaiola de arame estrutural ou decorativa cheia de pedras. Elas ficam mais fortes conforme envelhecem, diferentemente da maioria dos objetos de pavimentação, pois as pedras se assentam com o tempo. Apesar de paisagistas o terem usado como muros de arrimo e outras estruturas para prevenir erosão, gabiões independentes em vários estilos tornaram-se populares em xeriscapes e tanto em jardins modernos quanto tradicionais.

Instruções

Gabiões podem conter pedras comuns ou padrões e camadas únicos (rock and wire mesh image by jimcox40 from Fotolia.com)
  1. Coloque a tela de arame sobre uma superfície grande e plana, como uma entrada de garagem, um pátio ou um gramado. Meça o tamanho dos painéis do gabião e marque as bordas no arame usando uma caneta hidrográfica permanente. Deixe as bordas o mais suaves possível. Não faça um gabião com mais de 90 cm de aresta, a menos que ele tenha algum apoio interno.

    Loading...
    Cerca contra ciclones são boas para fazer gabiões não-estruturais (wire mesh image by jimcox40 from Fotolia.com)
  2. Corte os painéis do gabião com o cortador de arame nas linhas marcadas. As bordas cortadas são extremamente afiadas; tome cuidado e use proteção ocular. Dobre qualquer fio solto, que esteja saliente, para o lado de dentro.

    Sempre tome cuidado ao trabalhar com bordas afiadas (wire cutter image by John Sfondilias from Fotolia.com)
  3. Coloque os painéis laterais do gabião em torno do painel base e prenda as bordas do fundo da caixa com o arame ou os clipes em forma de C. Passe o arame ou os clipes pelas bordas, prendendo-as onde os arames da tela de metal se cruzam. Evite passar o arame conector ou os clipes em forma de C apenas por um fio de arame da tela, pois ele é fraco. Levante os painéis laterais deixando-os na vertical e prenda os cantos com arame. Termine o processo com um nó simples. Agora você tem uma caixa com a parte superior aberta.

    Passe os arames conectores pelas juntas da tela (old fence image by Alexander Zhiltsov from Fotolia.com)
  4. Faça suportes de arame. Corte-o em pedaços de 22,5 cm e use o alicate de bico fino para criar ganchos em cada ponta. Enganche a ponta do suporte dentro da caixa em um lugar da tela onde os arames se cruzam, na metade da altura da caixa e 10 cm da aresta vertical. Fixe os outros ganchos de suportes nos outros painéis e feche os ganchos com o alicate. Isso reforça os cantos do gabião e evita que ele arqueie para fora. Você pode escolher colocar suportes similares do centro do painel frontal até o centro do painel traseiro, se estiver preocupado com o arqueamento.

    Use um alicate plano caso não tenha um alicate de bico fino (pliers image by Jakub Cejpek from Fotolia.com)
  5. Coloque o gabião com a parte superior aberta em seu local final, certificando-se de que a superfície esteja nivelada e seja capaz de suportar seu peso. Acrescente as pedras, preenchendo um pouco a mais que o topo para compensar pela sedimentação. Coloque o último painel sobre o topo e prenda-o no lugar com arame.

    Não deixe vazios maiores que uma pedra de tamanho médio dentro do gabião (rocks image by Alex Kazeitchev from Fotolia.com)
Loading...

Dicas

  • Coloque as pedras manualmente nas laterais visíveis do gabião, se você estiver preocupado com a aparência.

Aviso

  • Tela de alambrado de galinheiro tem uma estrutura fraca e não segura o peso das pedras. Não use-a para fazer um gabião.

O que você precisa

  • Luvas para trabalho pesado
  • Proteção ocular
  • Tela de arame de zinco ou coberto de PVC (tamanho 11 ou 2,3 mm de diâmetro)
  • Caneta hidrográfica permanente
  • Fita métrica
  • Arame ou clipes em forma de C
  • Cortador de arame
  • Alicate de bico fino
  • Pedras de 10 a 20 cm

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...