Mais
×

Como construir canteiros elevados com blocos de concreto

Construa canteiros elevados para tornar a jardinagem viável em locais onde não há um bom substrato ou drenagem adequada. Torne o processo de manutenção das plantas mais fácil para pessoas fisicamente debilitadas que sofreriam tendo que abaixar e levantar para cuidar de suas flores. Um dos materiais que podem ser utilizados neste processo é um conjunto de blocos de concreto. O resultado é robusto e atrativo, além de ser extremamente duradouro apesar de facilmente desmontável caso a necessidade surja.

Instruções

O concreto é um material resistente e móvel quando em forma de blocos (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

    Planejando um canteiro elevado com blocos de concreto

  1. Avalie a área a ser trabalhada. Há boa drenagem ou o substrato abaixo do futuro canteiro retém muita água (argila ou rochas)? Quão grande será o seu projeto? É melhor fazer um grande canteiro ou vários canteiros menores?

  2. Use estacas e cordas para marcar os limites de seu projeto. Você quer que todo o canteiro seja facilmente acessível? Projete seus canteiros em grupos menores com espaço de passagem entre eles.

  3. Escave e remova toda vegetação crescendo na área de seu projeto. Remova as raízes de ervas e outras plantas e, caso necessário, use uma picareta para remover as rochas.

  4. Coloque uma camada de tecido anti ervas na área escavada caso desconfie da presença de sementes ou tubérculos de ervas daninhas no solo. Coloque uma tela metálica fina para prevenir a infestação de vermes e pragas.

    Construindo o canteiro

  1. Posicione a primeira camada de blocos ao redor da área delimitada, tomando cuidado para não tirar os revestimentos aplicados anteriormente do lugar. Disponha os blocos bem próximos uns dos outros, com as partes ocas dispostas verticalmente.

  2. Coloque a segunda camada de blocos, começando a partir do centro de um dos blocos da primeira camada, para que as junções se disponham alternadamente. Continue adicionando blocos enquanto for necessário. O padrão final deve parecer mais com uma parede de tijolos do que com um tabuleiro de xadrez.

  3. Fortifique as paredes enterrando suportes contra as aberturas internas dos blocos, por todas as camadas. Este posicionamento fará com que o peso do solo e dos vegetais pressione os blocos contra os suportes ao invés de para fora da estrutura.

  4. Coloque uma camada de cascalho no fundo dos canteiros caso julgue a drenagem do substrato abaixo problemática. Preencha o canteiro com um substrato de qualidade e regue profusamente para que o material se assente bem por toda a estrutura.

Dicas

  • O número de suportes dependerá de vários fatores: a capacidade de intercalação dos blocos, a altura das paredes, o tamanho (e portanto, peso) do conteúdo dos canteiros. Canteiros maiores, paredes mais altas e blocos não intercalados carecerão de um número maior de suportes.
  • Calcule o número de blocos necessários medindo a circunferência do canteiro e dividindo-a pelo comprimento dos blocos, dando uma folga para as bordas. Esta é a melhor maneira de calcular o número aproximado de blocos necessários.
  • Enquanto blocos tradicionais de concreto apresentam grandes vãos internos, alguns mais decorativos apresentam pequenos furos para a instalação de suportes. Escolha seus suportes estruturais baseando-se no formato de seus blocos.
  • Coloque a camada superior de tijolos sobre os lados para prevenir o deslocamento da borda superior do canteiro. Reduza a camada de substrato abaixo desta camada, evitando assim a perda de substrato. Alternativamente, coloque uma camada de blocos sólidos para finalizar o canteiro.

Aviso

  • Os suportes estendidos sobre os blocos podem causar sérios ferimentos. Corte qualquer excedente dos materiais estruturais por segurança.

O que você precisa

  • Blocos de concreto
  • Suportes verticais (canos, vergalhões, tábuas)
  • Estacas e corda
  • Luvas de trabalho pesado
  • Malha metálica fina
  • Tecido anti ervas daninhas
  • Substrato
  • Fita métrica
  • Enxada
  • Picareta (a depender das condições do solo)
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article