Como construir uma carreira de consultor de moda

Escrito por alexa josphine | Traduzido por luisa damulakis
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Como construir uma carreira de consultor de moda
Trabalhe com moda (Jupiterimages/Goodshoot/Getty Images)

Um consultor de moda pode trabalhar em uma variedade de áreas, incluindo criar o visual de modelos e personalidades de TV, fazer compras para clientes particulares, elaborar editoriais de revistas de moda e prestar consultoria de imagem. Os consultores oferecem conselhos de moda e montam visuais completos e elegantes para os seus clientes, e a maioria dos profissionais desta área é composta por autônomos que trabalham criando e mantendo um círculo de clientela fiel.

Nível de dificuldade:
Moderado

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O que você precisa?

  • Livros de moda
  • Revistas
  • Internet
  • Kit de conserto para roupas
  • Portfólio com trabalhos anteriores
  • Lista de contatos

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Instruções

  1. 1

    Fique familiarizado com a história da moda através de biografias de estilistas, revistas e visitas a museus e, mesmo que não seja necessária uma qualificação formal para ser consultor de moda, buscar uma graduação em moda e conhecimentos mais aprofundados será o seu fator de destaque em relação a outros consultores.

  2. 2

    Prepare um kit de conserto para roupas — você precisará de alfinetes, agulha e linha, botões e adesivo para perucas que ajudarão o seu trabalho. Visite a uma costureira ou uma fábrica de roupas para aprender e aperfeiçoar as técnicas de realização de pequenos ajustes, como colocar ou retirar botões.

  3. 3

    Organize o seu portfólio com fotos dos trabalhos anteriores, o que ajudará os possíveis clientes a verem e apreciarem as suas habilidades, e contrate um fotógrafo profissional para ter fotos em boa qualidade.

  4. 4

    Crie um site na internet para divulgar os seus serviços, declarando todas as suas qualificações e experiências de trabalho, e disponibilize o portfólio online para atrair a futuros clientes.

  5. 5

    Tenha boas maneiras. Ao trabalhar com um cliente importante, pegue o nome de sua assistente ou secretária e seja sempre educado ao falar. Em encontros com clientes, nunca os trate pelo nome próprio, a menos que lhe peçam. Ter boas referências é um fator principal na busca por novos clientes, e ser consciente é o segredo para alcançá-las.

  6. 6

    Cuide dos aspectos administrativos de sua carreira, o que inclui manter o contato e um bom relacionamento com os clientes, agendar a compromissos, passar emails e fazer telefonemas para possíveis clientes, ajudando a criar a sua rede de trabalho. Como alternativa, contrate alguém para cuidar dos assuntos administrativos.

  7. 7

    Chegue sempre meia hora antes dos compromissos e nunca deixe os clientes esperando. Respeite os horários de seus clientes e eles respeitarão a você.

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