Como converter rotação para movimento linear

Um moinho de vento, às vezes, converte movimento giratório em linear para ligar uma bomba

windmill image by blaine stiger from Fotolia.com

Há muitas aplicações em que é necessário converter a rotação para movimento linear ou o contrário. Em um motor de carro, o movimento linear dos pistões é convertido a movimento giratório no volante do motor. O movimento giratório no motor elétrico precisa ser convertido para movimento linear para ser útil em uma aplicação. O exercício seguinte é uma maneira de compreender como essa conversão ocorre.

Step 1

Desenhe um círculo de aproximadamente 25 cm de diâmetro em um pedaço de madeira compensada usando o compasso. Marque o centro do círculo com um lápis e corte o círculo precisamente com a serra (o círculo não precisa ser perfeitamente redondo). Perfure um buraco no centro do círculo com uma broca de 6 mm e outro com a broca a aproximadamente 3 cm da borda do círculo.

Step 2

Corte um pedaço de 3 cm de largura por 45 cm de comprimento da madeira na serra de bancada. Corte buracos com a broca de 6 mm a aproximadamente 3 cm de cada extremidade dessa peça.

Step 3

Corte um pedaço de 30 cm por 75 cm da madeira compensada. Faça um sulco reto de 60 cm de comprimento por 1 cm com uma tupia, começando a 10 cm da extremidade da madeira.

Step 4

Prenda o pedaço de madeira de 45 cm ao buraco perto da borda do círculo com um parafuso e uma porca de 2 cm (com a porca no lado superior). Parafuse o círculo no centro do pedaço grande de madeira a aproximadamente 15 cm da extremidade, de modo que a borda do círculo sobreponha o centro do sulco por cerca de 5 cm. Use um parafuso para madeira de 2 cm. Passe um parafuso através do sulco no pedaço grande de madeira e parafuse frouxamente a outra extremidade do pedaço de 3 cm, de modo que não fique muito apertado.

Step 5

Gire o círculo de madeira com a mão e você notará que o parafuso do pedaço de 45 cm se move linearmente para cima e para baixo na placa.

eHow Brasil
×