Como construir casas de pedra

Escrito por brian adler | Traduzido por ronaldo moretti
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • E-mail

Casas de pedra são extremamente duráveis. Resistem a fogo e a forças naturais como vento e água. Elas também são resistentes a insetos, como cupins. Há essencialmente dois tipos de casas de pedra -- aquelas construídas a partir de pedra de corte e aquelas feitas de pedra natural. Essas exigem técnicas e habilidades diferentes. Utilize passos a seguir para construir sua própria casa de pedra.

Nível de dificuldade:
Desafiante

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Pedra
  • Planos para uma casa
  • Ferramentas de corte de pedra

Lista completaMinimizar

Instruções

  1. 1

    Primeiramente decida que tipo de pedra deseja usar. Com pedra de corte, estará selecionando uma pedra de construção robusta que pode ser moldada com cuidado. Esse tipo de construção é muito parecido com tijolo. Blocos individuais de pedra são montados juntos para fazer paredes e outros elementos estruturais, como colunas e cornijas. Você vai precisar de ferramentas especiais de corte de pedra para dar forma aos blocos. Pedras diferentes exigem técnicas de corte diferentes. Algumas, como ardósia, podem ser divididas facilmente, enquanto outras, como o granito, tem que ser cortadas mais lentamente. Equipamentos modernos, tais como cortadores hidráulicos, tornam possível cortar até mesmo a pedra mais dura em um curto espaço de tempo. Cuidado com o que você escolhe — algumas pedras não duram tanto quanto outras. Arenito desgasta-se após anos de chuva e pedra calcária é afetada pela poluição no ar.

  2. 2

    Pegue a pedra cortada e prepare-se para montá-la. Marque onde peças de qualquer forma devem ser colocadas. É como montar as peças de um quebra-cabeça. Comece com as paredes. Linhas de pedras devem ser definidas para que as extremidades dos blocos em uma linha se sobreponham com as extremidades dos blocos na linha abaixo. Isso ajuda a equilibrar a parede inteira. Pode-se montar as pedras com argamassa ou sem. Argamassa atua quase como cola e cimenta as pedras no lugar. Se não usar argamassa, corte as pedras com extrema precisão. Dessa forma, caberão juntas tão perfeitamente que seu peso e a posição irão mantê-las no lugar. Muitos edifícios antigos foram construídos tão firmemente em pedra que não se consegue até mesmo colocar uma moeda entre os blocos.

  3. 3

    Se optar por não usar pedra de corte ou ashlar, encontre rochas naturais. Essa técnica é frequentemente vista na parte oriental do país. Pode-se usar muitas pedras pequenas e empilhá-las em forma de uma parede. Use pedras pequenas, mas não pedregulhos. As pedras devem ter algum peso. Embora pareça simples, esse é realmente um processo altamente qualificado. Em uma parede de pedra natural, todas as peças devem ser instaladas juntas, de tal forma que as diferentes formas fiquem de suporte em torno delas. Por exemplo, use as paredes de pedra que formam os muros de antigas propriedades rurais e fazendas. Mantenha tudo plano. Não deixe pedras se projetando para fora. E uma vez que uma linha for feita, certifique-se de não poder puxar uma pedra de uma das linhas abaixo. Use pedras menores para preencher eventuais lacunas.

  4. 4

    Use argamassa, se desejar. Muitas das paredes nas casas mais antigas de pedra foram construídas sem argamassa, mas é difícil encaixar as pedras perfeitamente. Argamassa vai ajudar a preencher eventuais lacunas e compensar as variadas formas das pedras. Também será mais fácil de usar argamassa na construção de pisos e tetos. Novamente, você não precisará usar argamassa, mas as pedras devem ser encaixadas precisamente.

  5. 5

    Construir uma casa com um teto ou piso de pedra exige fazer uma abóbada. Uma abóbada é, na verdade, um arco que se estende em todo o comprimento da sala. Para construí-la, molde as pedras para elas se apoiem umas às outras em um ângulo. Seu peso e o peso das paredes exteriores a manterá no lugar. Normalmente, construa a abóbada sobre uma forma de madeira. Quando terminar, tire a forma. Se fizer tudo certo, o teto vai ficar onde está. Se não, saia do caminho e comece de novo. Faça abóbadas seguras ao aplicar argamassa.

Dicas & Advertências

  • Tenha muito cuidado com as pedras que selecionar e como irá montá-las. Pedras inferiores não suportam o peso necessário. E com pedra natural, esteja certo de que as paredes são seguras. As paredes não devem se transformar em uma pilha de rocha.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível