Mais
×

Como construir cascatas em piscinas

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Transforme a sua piscina do maçante ao luxuoso com a construção de uma cascata. Seja ela feita a partir de um kit ou personalizada, uma cascata certamente agregará valor e estilo ao seu quintal.

Instruções

A cascata agrega luxo e estilo a uma piscina (Jupiterimages/BananaStock/Getty Images)

    Aprenda antes de construir

  1. Ajuste um orçamento. O valor de uma cascata pode variar bastante entre desde algumas centenas de reais e alguns milhares para modelos grandes com seixos e plantas.

  2. Crie uma descrição da cascata de seus sonhos — você pode preferir uma que tenha um visual natural com pedras e seixos ou um sutil design arquitetural. Pense ainda em quanto barulho você quer que a cascata faça.

  3. Visite lojas de artigos domésticos e piscinas locais para agregar ideias ao projeto, o que também lhe dará uma noção dos custos e do trabalho necessário.

  4. Selecione a área em que você quer que a cascata esteja, dando preferência a locais visíveis a partir de múltiplos pontos de seu quintal e de sua casa, lembrando que você vai precisar de acesso à eletricidade e um suprimento de água.

  5. Meça a área em que você deseja construir a cascata antes de começar a comprar — dessa forma, você saberá o tamanho que o espaço suporta. É fácil cair na ideia de uma grande cascata, apenas para perceber que ela é muito grande para a sua área ou que fica fora de proporção com sua piscina e quintal.

    Construa a partir de um kit

  1. Compre o seu kit de cascatas para piscinas de um revendedor local ou um online, como a INYOpools ou a Prosperity Fountains (ver Recursos abaixo) — um fornecedor local será capaz de repassar instruções e conselhos, normalmente grátis. Você pode também economizar o dinheiro de fretes se pegar o kit pessoalmente na loja, apesar de que talvez não encontre a variedade e os preços que busca caso se limite a comprar apenas localmente.

  2. Compre uma bomba de água se o seu kit não tiver uma. Procure por um modelo que seja poderoso o bastante para lidar com a quantidade de água com a qual você deseja que a sua cascata trabalhe. Certifique-se de que a bomba possua uma garantia que dure pelo menos alguns anos, e opte por um modelo energeticamente eficiente ou que seja construído dentro da piscina, usando a bomba da piscina.

  3. Junte o seu material seguindo cuidadosamente as instruções. Em muitos kits, o processo é fácil, limitando-se basicamente a conectar as secções da cascata e, então, com a fonte de água.

    Consturindo uma cascata do zero

  1. Junte os seus materiais. Você irá precisar de pedras para construir a cascata, uma bomba submersa para bombear a água e a tubulação em PVC — algumas pessoas gostam, ainda, de segurar suas pedras com argamassa. Você pode usar a bomba da piscina para uma cascata, mas peritos sugerem uma bomba diferente que possa ser regulada ou desligada.

  2. Coloque as rochas cuidadosamente para formar uma cascata. Ao escolher pedras maiores para o lado de fora da estrutura, você pode criar uma rota para a água. Use pedras para obter um visual mais natural ou, então, pastilhas ou concreto para uma cascata arquitetural.

  3. Conecte a tubulação da fonte da água até a bomba, e da bomba até o topo da cascata.

  4. Certifique-se de que a água não derrame pelos lados da cascata. Se o fizer, você precisará de uma barreira debaixo das pedras para que a água não eroda o solo inferior às pedras ou por trás da piscina.

  5. Adicione plantas, pedras decorativas ou outros itens à cascata para concluir o visual.

Dicas

  • Um eletricista pode instalar uma tomada para a sua cascata, assim como controles para controlar o bombeamento, tornando a sua cascata mais segura e prática.

Aviso

  • Consulte um profissional antes de construir, usar seixos ou outros materiais pesados para construir uma cascata. Se a estrutura pesada não for propriamente reforçada, ela pode levar a vazamentos ou danos ao forro de sua piscina.

O que você precisa

  • Pedras
  • Bomba submersível
  • Tubulação em PVC
  • Argamassa
  • Plantas
bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article