Mais
×

Como construir um chafariz com um balde

Atualizado em 20 julho, 2017

Os chafarizes são um destaque atraente e natural em um jardim ou gramado. Eles criam uma sensação de paz e tranquilidade e são um ótimo item para entreter os convidados. Você pode comprá-los prontos, mas são caros e podem ser difíceis de manter. Fazer um chafariz com um balde é barato e é uma forma fácil de obter esse recurso maravilhoso para o seu jardim. E, já que você o fez, entende como funciona e pode consertá-lo facilmente se algo der errado.

Instruções

Faça um chafariz com um balde (Medioimages/Photodisc/Photodisc/Getty Images)
  1. Escolha o tamanho do balde. Você pode usar o tamanho que quiser, mas os de 18 L são os mais usados.

  2. Determine o tamanho da bomba que você precisa, dependendo do balde. Peça conselho para um atendente de um pet shop ou loja de aquário. Quando maior a bomba, mais cara ela é. O preço geralmente varia entre R$ 50,00 a R$ 190,00.

  3. Escolha um local para o seu chafariz. Ele deverá ser perto de uma fonte de energia, já que a bomba precisa de eletricidade para funcionar.

  4. Cave um buraco no chão no local desejado e coloque o balde dentro dele.

  5. Faça buracos na tampa do balde. Isso servirá para drenar a água de volta à bomba para o efeito do chafariz.

  6. Coloque a bomba na parte no fundo do balde, envolta com a meia-calça. A meia servirá como filtro e ajudará a prevenir que a bomba acabe entupindo. Mantenha a bomba no lugar com algo pesado, como uma pedra, já que as ventosas delas se desprendem facilmente e fazem com que a bomba pare de funcionar apropriadamente. Certifique-se de que o fio de energia que vai para o balde passe pela tampa dele (talvez seja necessário desconectar o fio e passá-lo primeiro por trás e depois por baixo para conectá-lo à bomba). Não o conecte ainda. Regule a bomba na pressão desejada, dependendo de quanta água você quiser que saia do chafariz: um pingo, um fluxo constante ou um jato.

  7. Engate a mangueira na bomba. Não corte a mangueira até saber a metragem exata de que você precisará.

  8. Encha o balde com água e passe a mangueira por um dos buracos na tampa. Depois feche a tampa de modo que ela fique bem presa no lugar.

  9. Cubra a parte de cima do balde com qualquer item decorativo que quiser. Se você estiver planejando colocar algo como um um vaso de flores, passe a mangueira por ele, depois cubra as áreas expostas com pedras. Certifique-se de que sejam grandes o suficiente para que a água possa escorrer por elas facilmente. Seu chafariz depende da passagem constante da água pelas pedras.

  10. Passe a mangueira por qualquer item decorativo que escolher e corte a ponta dela a 2,5 cm ou menos antes de chegar a saída do chafariz para que ela não fique exposta, mas ainda assim perto de onde a água sai.

  11. Ligue o fio da bomba na tomada. Você pode esconder o fio com pedras ou enterrá-lo bem próximo à superfíce, mas certifique-se de não cavar ou colocá-lo em uma área com um poço para que não seja um perigo.

Dicas

  • Você pode escolher qualquer coisa para fazer um chafariz. Experimente um vaso de flores, um regador ou uma garrafa.

Aviso

  • Tome cuidado ao trabalhar com eletricidade e água. Verifique sempre se as tomadas estão com o devido aterramento.

O que você precisa

  • Balde com tampa
  • Bomba
  • Meia-calça
  • Mangueira para irrigação
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article