on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Como construir uma churrasqueira de chão com blocos de cimento para assar um porco

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Uma churrasqueira de chão feita de blocos de concreto pode ser montada em algumas horas e facilmente desmontada quando o churrasco acabar. Churrasqueiras de blocos de concreto são convenientes, pois você pode dimensioná-las ao tamanho do porco, saborear um churrasco sem gastar um monte de dinheiro em equipamentos e fazer um churrasco alugando um espaço, sem se preocupar com danos materiais. O tamanho da churrasqueira dependerá do tipo de porco que você tiver. Os porcos podem variar de 30 kg a 75 kg e um leitão tradicional não deve pesar mais que 9 kg.

Instruções

Use simples blocos de cimento para montar uma churrasqueira de chão e assar um delicioso porco (Hemera Technologies/Photos.com/Getty Images)
  1. Meça o comprimento e a largura do porco para determinar o tamanho que a churrasqueira de blocos de concreto precisa ter. Ela será em forma retangular e deve ter pelo menos 15 cm a mais de comprimento do que o porco, ao longo de todos os quatro lados.

    Loading...
  2. Compre blocos de concreto suficientes para cobrir as dimensões da churrasqueira, garantindo que você tenha o necessário para montar até três camadas. Compre também uma folha de metal retardante de chamas do mesmo tamanho que a churrasqueira de chão. Você irá colocá-la na grama para evitar danos causados pelo fogo.

  3. Encontre um local plano no terreno, longe de quaisquer construções ou jardins. Faça um esboço na grama usando uma corda; aí será o lugar onde você colocará os blocos de concreto. Posicione a folha de metal retardante de chamas no chão. Se seu quintal for de concreto, não será necessário colocar a folha de metal.

  4. Coloque os blocos de concreto em cima do metal, contornando toda a volta até que criar uma forma nivelada de um "U". Deixe um dos lados curtos aberto para que poder adicionar carvão facilmente, enquanto o fogo estiver aceso. Depois que o fogo acender, cubra o buraco com uma tampa de lixeira de metal para evitar que chamas ou cinzas escapem. Puxe a tampa para o lado quando você precisar adicionar mais carvão.

  5. Coloque a segunda camada ligeiramente deslocada, de modo que um bloco fique sobre a intersecção dos dois blocos abaixo dele, com uma metade do bloco da segunda camada sobre cada um dos tijolos abaixo dele.

  6. Coloque a terceira camada da mesma maneira que a primeira.

  7. Adicione a grelha por cima da churrasqueira de chão. Se você não conseguir encontrar uma grelha que seja tão longa quanto a churrasqueira, amarre várias pequenas em conjunto utilizando uma linha de metal à prova de fogo.

Loading...

Dicas

  • Blocos de concreto padrão possuem 40 cm de comprimento. Uma churrasqueira de chão de 1,80 m por 1,20 m exigirá três blocos de concreto para o lado mais curto do "U" e seis blocos para cada lado maior, ou 45 tijolos para todo o projeto.
  • Compre blocos de concreto com a metade do tamanho para preencher extremidades da fila do meio, onde você estiver intercalando os blocos ou para criar uma churrasqueira um pouco maior. Por exemplo, use um bloco com metade do tamanho e três blocos padrão para criar um lado que meça 142 cm (ou 1,42 m).

O que você precisa

  • Porco
  • Trena
  • Corda
  • Grades de grelhas
  • Barbante à prova de fogo (opcional)
  • Tampa de alumínio de lixeira

Referências

Loading ...
Loading ...