Mais
×

Como construir um dodecaedro com canudos

Atualizado em 17 abril, 2017

Um dodecaedro é uma forma tridimensional com 12 superfícies planas como lados. Cada um dos lados possui cinco pontas, o que significa que dodecaedros são feitos de pentágonos. Você pode demonstrar esse poliedro encaixando canudos uns nos outros e construindo pentágonos e, em seguida, firmando (com fita adesiva) juntos 12 destes pentágonos com três encontros em cada ponto.

Instruções

Os canudos flexíveis funcionam melhor para este projeto, mas os regulares também podem ser usados (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)
  1. Dobre a ponta curta de cada canudo no meio, depois deslize-os para dentro da ponta longa de outro canudo. Forme uma cadeia de cinco canudos fazendo o mesmo com cada um.

  2. Dobre a cadeia de canudos em cada junta flexível, para que a ponta curta do último canudo possa deslizar para dentro do primeiro canudo e, assim, formar um pentágono fechado.

  3. Faça mais 11 pentágonos da mesma maneira utilizada para criar o primeiro.

  4. Coloque um dos 12 pentágonos de canudos sobre uma mesa. Coloque outro pentágono contra cada um dos cinco lados do pentágono original.

  5. Com o uso da fita, fixe os pentágonos juntos nos pontos onde as superfícies planas se encontram.

  6. Repita o processo para construir o lado oposto do dodecaedro. Alinhe esses dois lados e prenda as pontas juntas com a fita. Ao ir prendendo os lados, os canudos serão forçados a formarem um dodecaedro em 3D.

O que você precisa

  • 60 canudos flexíveis
  • Fita adesiva
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article