Como construir um ecomapa

Escrito por alicia howe | Traduzido por andressa v. da nobrega
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como construir um ecomapa
Ecomapas auxiliam os assistentes sociais a entender dinâmicas familiares (Missouri Department of Social Services)

Assistentes sociais aplicam ecomapas como ferramenta para o aconselhamento familiar e individual e, com símbolos e linhas padronizadas, ele descreve relacionamentos, comportamentos e redes sociais. Ecomapas identificam tanto conexões fortes quanto fracas, ajudando a focar os esforços dos trabalhadores sociais para regenerar famílias e aconselhar indivíduos com problemas. Havendo sido criados em 1978 pela Drª. Ann Hartman, uma veterana com 40 anos de experiência em assistência social e uma antiga decana da Faculdade de Assistência Social Smith, (Smith College School for Social Work), atualmente eles são uma ferramenta terapêutica usada na área em todo o mundo.

Nível de dificuldade:
Fácil

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Um grande cartaz
  • Um marcador ou caneta preta

Lista completaMinimizar

Instruções

  1. 1

    Desenhe um círculo no meio do cartaz. Dentro do círculo, desenhe os membros de um agrupamento familiar. Use quadrados para as pessoas do sexo masculino, círculos para as do sexo feminino, triângulos para um gênero desconhecido e a letra "X" para pessoas já falecidas.

  2. 2

    Conecte os pais da família com linhas que representam o status do seu relacionamento: uma linha sólida para casados, uma linha sólida com uma barra lateral para separados e uma linha sólida com duas barras laterais para divorciados. Se um dos pais tem a custódia dos filhos, as barrinhas são desenhadas mais próximas ao pai que não tem a guarda das crianças. Se a custódia é compartilhada, as barras são desenhadas no meio.

  3. 3

    Desenhe as crianças abaixo dos pais, com linhas verticais unindo os filhos aos pais. Elas devem ser desenhadas da esquerda para a direita, com a de maior idade à esquerda. Gêmeos são conectados um ao outro com uma linha sólida; outra linha sólida é desenhada deles até os pais. Abortos espontâneos e provocados são desenhados como triângulos com barras. Para indicar que um dos filhos se mudou, desenhe uma curta linha horizontal sobre a linha vertical.

  4. 4

    Se você tiver espaço suficiente, escreva nomes, datas de nascimento e de casamentos, divórcios, óbitos ou quaisquer outros eventos familiares importantes. Informações pertinentes a indivíduos em particular podem ser escritos dentro ou ao lado de seus círculos; detalhes sobre relacionamentos podem ser escritos ao lado da linha apropriada.

  5. 5

    Pondere quais sistemas externos influenciam a família ou seus membros, como trabalho, escola, igreja, cuidados de saúde, amigos e atividades de lazer. Desenhe círculos para cada uma dessas influências externas.

    Como construir um ecomapa
    Desenhe círculos para cada uma das influências externas
  6. 6

    Use linhas para conectar esses sistemas ao círculo familiar como um todo ou para indivíduos específicos. Uma linha sólida representa uma forte conexão; duas ou três linhas sólidas representam uma intensa conexão; uma linha tracejada ou pontilhada representa uma conexão tênue; uma linha irregular ou entrecortada significa uma conexão estressante ou conflituosa.

  7. 7

    Para mais informações, use setas no final de cada linha para representar o fluxo de energia entre as conexões. Desenhe uma seta apontando para o membro da família, se ele é influenciado pelo sistema externo. Desenhe uma seta apontando para o sistema externo, se o membro da família exerce uma maior influência nesse sentido. Setas nos dois lados representam uma influência mútua entre as conexões.

Dicas & Advertências

  • Você pode desenhar um ecomapa você mesmo ou usar programas de computador, como o SmartDraw.com. Entretanto, precisa pedir a um assistente social certificado para avaliar o material e discutir problemas e soluções com a família.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível