Mais
×

Como construir uma espiral Fibonacci

Atualizado em 17 abril, 2017

A espiral Fibonacci é geometricamente linda, embora o conceito por trás dela seja bem simples. É uma questão de fazer as espirais crescerem em correlação com a série de números Fibonacci, que começa com um mais um e continua adicionando-se os dois números que vêm antes de cada resultado (um mais um é dois, dois mais um é três, três mais dois é cinco, etc.). Então, para simplificar, a espiral Fibonacci é a sequência Fibonacci em ação.

Instruções

A concha Nautilus, um tipo de espiral Fibonacci natural (Brand X Pictures/Brand X Pictures/Getty Images)
  1. Trace um bloco quadrado de 1 por 1 em volta de um quadrado do papel quadriculado no centro do papel usando a régua. Trace, também, um bloco quadrado de 1 por 1 ao lado do primeiro.

  2. Trace um bloco quadrado de 2 por 2 que compartilhe a extremidade da base com os dois quadrados menores.

  3. Trace um bloco quadrado de 3 por 3 que compartilhe a extremidade direita com o bloco quadrado de 1 por 1 e com o bloco quadrado de 2 por 2.

  4. Desenhe um bloco quadrado de 5 por 5 que compartilhe a extremidade do topo com os dois blocos quadrados de 1 por 1 e de 3 por 3. Continue a desenhar quadrados adjacentes desta maneira, de acordo com a sequência Fibonacci, movendo-se na direção anti-horária.

  5. Desenhe um quarto de círculo na caixa maior que começa em um canto e termina indo para o canto mais próximo da próxima caixa. Desenhe um quarto de círculo que continue para a caixa ao lado. Continue desenhando quartos de círculos em cada caixa para formar uma espiral que vá para a última caixa de blocos quadrados de 1 por 1.

O que você precisa

  • Lápis
  • Papel quadriculado
  • Régua
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article