×
Loading ...

Como construir uma estante para vinhos no armário da cozinha

Construir uma estante para vinho no armário da cozinha é uma maneira elegante de customizar sua cozinha e exibir sua coleção de vinhos. Embora existam muitos projetos grátis para estantes modulares ou de parede para vinhos na Internet, você pode criar uma personalizada para sua cozinha — mas não terá muita ajuda. Essas instruções passo-a-passo mostram como criar sua própria estante para vinhos.

Instruções

Uma estante para vinho personalizada permite que você exiba e guarde seus vinhos com segurança (Creatas/Creatas/Getty Images)

    Preparando o armário da cozinha para a estante de vinhos

  1. Remova a porta do armário, prateleiras e suportes internos.

    Loading...
  2. Meça a profundidade do seu armário. Essa medida vai ser a profundidade da lateral da prateleira. Se você quiser abrir a porta, a profundidade deve ter pelo menos 50 cm. Se o armário não for muito fundo, você ainda pode fazer uma estante de vinho dentro. Simplesmente deixe sem porta.

  3. Determine quantas prateleiras você pode construir na sua estante de vinhos. Meça a altura do armário e divida por 25 cm. Isso ai permitir espaço para o ar circular entre as prateleiras.

  4. Corte laterais da tábua de madeira. Para cada par de lateral, corte a tábua no comprimento determinado pela profundidade do armário. Corte ao meio no comprimento para fazer duas prateleiras.

  5. Meça 15 cm da frente em uma ponta da madeira. Faça uma marcação de 2,5 cm de largura por 3 cm de profundidade nesse ponto. Usando uma broca roteadora, corte fora a marcação.

  6. Repita o processo acima e corte um segundo conjunto a 5 cm da parte de trás, no topo de cada prateleira.

  7. Lixe e finalize as peças laterais como quiser.

    Construindo as prateleiras para sua estante de vinhos

  1. Meça a largura da parte interna do armário. Meça e corte prateleiras na largura das tábuas. Cada pedaço vai fazer duas frentes ou fundos de prateleira.

  2. Desenhe uma linha no comprimento central de cada prateleira. Meça no decorrer da linha central para marcar a posição dos suportes da garrafa.

  3. Faça furos na linha central usando uma serra de 2 cm. Divida a peça ao meio no comprimento para fazer duas frentes de prateleira.

  4. Desenhe uma linha no decorrer do centro de cada parte de trás da prateleira. Meça e marque o centro de cada apoio de vinho.

  5. Faça furos no decorrer da linha central, usando um cortador de 10 cm. Divida ao meio no comprimento para fazer duas peças traseiras de cada pedaço.

  6. Lixe e faça o acabamento das prateleiras antes de montar a estante de vinho.

    Monte a estante de vinho dentro do armário

  1. Meça a colocação da estante na parte de dentro do armário.

  2. Prenda suportes nas laterais internas do armário usando parafusos para madeira e cola. Certifique-se que as pontas estão viradas para cima e o comprimento de 15 cm está para frente do armário.

  3. Coloque as prateleiras nos apoios ao fundo do armário. Lixe, se necessário, para encaixar.

  4. Coloque as prateleiras da estante de vinho nos suportes da frente, lixando se for necessário. E pronto: sua estante customizada para vinhos está pronta. Coloque uma nova porta se desejar, ou coloque uma porta de vidro para exibir seus vinhos.

Loading...

Dicas

  • Se preferir, você pode dividir as prateleiras antes de fazer os buracos, e usar a serra para cortar o espaço para o apoio das garrafas.
  • Você pode adicionar uma prateleira de vidro na parte de cima do armário com algumas fitas de moldura penduradas.

Aviso

  • Sempre use equipamento de segurança quando for trabalhar com ferramentas elétricas. Cuidado para não cortar os buracos a mais do que o espaço dos apoios.

O que você precisa

  • Armário de cozinha
  • Tábua de 2,5 cm x 15 cm
  • Furadeira elétrica
  • Serra de mesa
  • Lápis
  • Parafuso para madeira

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...