Mais
×

Como construir estantes de livros com madeira compensada

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Usar madeira compensada ao invés de dimensionar madeira serrada para uma estante de livros oferece opções adicionais pelo tamanho e madeira disponível. Antes da montagem, a madeira compensada é cortada com as dimensões necessárias para as colunas e prateleiras da estante de livros. O passo final é cobrir as bordas expostas da madeira compensada com peças de acabamento, ocultando as camadas internas laminadas da madeira compensada.

Instruções

Use madeira de lei folheada com aparência de madeira compensada para fazer estantes de livros (Perry Mastrovito/Pixland/Getty Images)
  1. Desenhe um projeto da estante de livros. Decida onde você quer que a estante fique em sua casa e quanto de espaço você gostaria que ela ocupasse. Isso irá determinar sua altura e largura. A maioria dos livros brochura vão se encaixar em uma prateleira de 15 centímetros de profundidade, enquanto livros de capa dura exigem uma profundidade de 20 a 23 centímetros com livros de mesa de café que requerem ainda mais espaço. O espaçamento da prateleira também é determinado pelo tipo de livros. O espaço de cada prateleira deve ser de pelo menos 23 centímetros de distância para livros brochados e de 30 a 35 centímetros para livros de capa dura. Os pilares das prateleiras serão a altura de toda a estante e tão largos quanto a profundidade da prateleira. As prateleiras serão tão longas quanto amplitude da estante, de menos de 2 cm. Anote a altura e a largura dos dois pilares da prateleira e o número do comprimento e a largura para as prateleiras.

  2. Corte a madeira compensada com tamanhos apropriados para o projeto da estante. Use uma mesa de serra ou uma serra circular equipada com um guia para produzir cortes retos. Geralmente, 2 cm de madeira compensada com uma aparência de madeira de lei, tal como carvalho ou bétula, são usados para projetos de estante de livros.

  3. Corte dadoes nas peças eretas da estante. Dadoes são largas ranhuras superficiais, neste caso com 2 cm de largura e 1 cm, de corte profundo perpendicular ao comprimento dos pilares da unidade da prateleira, que irão manter a prateleira final após a montagem. Use uma tupia e um pedaço de 2 cm para cortar dadoes em cada extremidade de cada prateleira nos locais apropriados do pilar.

  4. Monte as estantes. Coloque uma gota de cola madeira em cada um dos dadoes e encaixe as prateleiras em cada um deles. Fixe as prateleiras no lugar com parafusos drywall de 3,81 cm. Esta é a montagem das prateleiras da estante de livros. Limpe qualquer excesso de cola visível em torno dos dadoes.

  5. Adicione uma parte de trás. Você também pode fixar a estante diretamente a uma parede ou pregar em uma parte traseira separada. Esta etapa irá melhorar significativamente a estabilidade da sua estante. Para fixar a estante na parede, corte uma viga de 2,5 por 7,5, pendurada de modo que caiba entre as laterais da estante, e fixe-a ao topo da prateleira com cola e parafusos.

  6. Adicione os pedaços de madeira de acabamento na frente da estante. Geralmente, são usadas tiras de 2 por 2 cm de madeira de lei, com a mesma aparência de madeira compensada. Antes de colocar o acabamento sobre as prateleiras e pilares, ponha uma gota de cola madeira sobre a borda da madeira compensada. Pregue o acabamento no lugar usando pregos de acabamento de 3,8 cm. Limpe qualquer excesso de cola madeira.

Dicas

  • Utilize peças mais amplas e mais ornamentadas de acabamento para adicionar um pouco de brilho à estante de livros. Irá funcionar qualquer forma de acabamento que seja pelo menos tão amplo quanto a madeira compensada seja espessa. Coloque fita adesiva sobre a madeira compensada, onde serão feitos os cortes para evitar estilhaçamento.

O que você precisa

  • 2 cm de madeira de lei com aparência de madeira compensada
  • Tupia
  • Mesa de serra
  • Cola madeira
  • Parafusos drywall de 3,8 cm
  • Acabamento para madeira de lei de 2 por 2 cm
  • Pregos de acabamento de 3,8 cm
  • Placa de 2,5 por 7,5 ou folha de madeira compensada de 0,6 cm
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article