Como construir uma estufa aquecedora de alvenaria russa em uma chaminé existente

Escrito por athena hessong Google | Traduzido por milene hermenegildo
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como construir uma estufa aquecedora de alvenaria russa em uma chaminé existente
Como construir uma estufa aquecedora de alvenaria russa em uma chaminé existente (chimney image by hazel proudlove from Fotolia.com)

Estufas russas produzem aquecimento duradouro em toda a casa, com um único aquecedor de alvenaria a lenha. Construir de sua própria estufa russa exige trabalhos extensos de alvenaria, mas alguém talentoso pode fazer um e alguém inexperiente pode construir um com um kit. Instalar uma estufa russa para ventilar uma chaminé já existente pode poupar algum tempo de construção e custos - mas apenas se a chaminé for capaz de lidar com as temperaturas extremamente altas de gases de combustão da estufa russa.

Outras pessoas estão lendo

Estufas russas

Estufas russas são as antecessoras dos queimadores catalíticos modernos, que usam um conversor catalítico para queimar partículas na fumaça. Um aquecedor de alvenaria ou estufa russa tem uma porção ondulante interior entre a fornalha e chaminé. Quando a fumaça passa por ela, torna-se superaquecida até 1100 graus Celsius. Isso faz com que a estufa seja mais eficiente, já que produz mais calor e menos fuligem e fumaça do que as lareiras à lenha tradicionais. Você vai acender uma estufa russa por várias horas, em vez de o dia todo. Enquanto isso pode levar algum tempo para aquecer a casa, a alvenaria reterá o calor, liberando-o lentamente durante um longo período de tempo, para um aquecimento de de longa duração.

Tamanho da fornalha

O tamanho de uma fornalha de um aquecedor de alvenaria dependerá da quantidade de madeira que pretende usar. Geralmente, você vai precisar de pelo menos 100 centímetros quadrados de espaço na fornalha para cada 1 kg de madeira que você queima, de acordo com o livro "Masonry Heaters: Designing, Building, and Living With a Piece of the Sun", de Ken Matesz.

Chaminé

O tamanho da chaminé necessário para ventilar um aquecedor de alvenaria dependerá da quantidade de combustível queimado. Queimar mais combustível na estufa russa produz mais fumaça e gases para escapar da chaminé. O diâmetro da chaminé deverá geralmente ter a quantidade de combustível em libras dividida por cinco, menos um. Por exemplo, se você precisa queimar 40 libras de combustível, o diâmetro da chaminé deverá ser de 40/5 = 8 - 1 = 7 polegadas de diâmetro. A altura da chaminé será baseada no diâmetro. Verifique se sua chaminé existente atenderá aos parâmetros para uma estufa russa. Chaminés de alvenaria devem ser revestidos com cerâmica, e chaminés de aço devem ter construção de parede dupla.

Suporte

Uma estufa russa é inteiramente feita de alvenaria, incluindo o pé de apoio do aquecedor. O "International Code Council's 2012 International Residential Code for One and Two Family Dwellings" requer pelo menos 10 centímetros de alvenaria entre a base do aquecedor e um concreto grosso ou pé de alvenaria de 30 centímetros. Este pé de alvenaria deve se estender por 15 centímetros a partir das bordas do aquecedor, para criar um perímetro que não será queimado. Verifique com um engenheiro estrutural para checar se o piso irá suportar o peso de uma estufa russa. Alguns modelos pesam várias toneladas, de acordo com o livro "The Homeowner's Guide to Renewable Energy: Achieving Energy Independence Through Solar, Wind, Biomass and Hydropower", de Daniel D. Chiras.

Kits aprovados

Se você optar por instalar um kit de estufa russa em sua casa, deve escolher um modelo aprovado. De acordo com a seção R1002.5 no "The 2012 International Residential Code for One and Two Family Dwellings", o kit deve estar listado e rotulado de acordo com o Underwriter's Laboratory (UL), seção 1482. Procure uma marca de aprovado pelo UL no kit para verificar isso.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível