×
Loading ...

Como construir uma estufa defumadora

Um estufa defumadora contém três partes essenciais: a fornalha, o ambiente em si e os locais que seguram os itens que estão sendo defumados. Para garantir a segurança dos alimentos, um termômetro pode ser instalado por fora da estufa. A fornalha pode ficar por baixo da estrutura, ou ser construída em uma das laterais, com um duto conector ligado à estufa. A fumaça irá subir em direção à câmara defumadora. Conhecimento prévio do padrão de comportamento do fogo e experiência em defumar carnes ajudam bastante durante o desenvolvimento do projeto.

Instruções

O defumador pode ser uma casinha elegante, que adiciona um elemento visual interessante à sua propriedade (Medioimages/Photodisc/Photodisc/Getty Images)
  1. Faça o projeto para a estufa defumadora de acordo com o local. Por exemplo, se a área estiver nivelada, será necessário elevar a câmara defumadora em relação à fornalha, para que a fumaça consiga chegar até as carnes. Se for construir em uma colina, você pode aproveitar o declive para criar o efeito de chaminé. Se não for usar madeira para aquecer a estufa, será necessário planejar um local distante para abrigar o combustível. A fornalha pode ser relativamente pequena, comparado ao tamanho da estufa. Um fornalha quadrada com lados de 90 cm é suficiente para uma estufa defumadora de 250 por 180 por 180 cm.

    Loading...
  2. Retire qualquer sujeira ou dejetos do local, e cave uma fundação para a estufa e a fornalha. Se tiver sorte de trabalhar em uma colina com grande declive, você pode cavar um caminho entre a fornalha e a estufa. Se estiver trabalhando em uma área plana, cave um pouco mais o local da fornalha em relação à estufa. É necessário ter um ângulo que leve a fumaça da fornalha até a câmara defumadora, como uma chaminé.

  3. Use blocos de concreto para criar o piso e as paredes da fornalha. Forre o concreto com tijolos refratários. Faça uma estrutura de madeira e despeje concreto dentro, para fazer a abertura da porta, fincando hastes viradas para cima para segurar a porta da fornalha. Hastes parafusáveis para portas podem ser encontradas em lojas de materiais de construção, e funcionam bem como dobradiças também.

  4. Coloque as pontas parafusáveis das hastes em uma das laterais da porta da fornalha, enquanto o concreto ainda não tenha secado. Se estiver reaproveitando uma porta de forno antiga, certifique-se de que as dobradiças estejam corretamente posicionadas. Se for fazer uma porta de folha metálica, prenda a outra metade da haste, com dobradiça, à porta.

  5. Monte o telhado da fornalha com folha de metal. Faça um furo na folha, na lateral que ficará mais perto da estufa defumadora, para prender o cano do forno. Prenda a chaminé de exaustão do forno de acordo com as instruções do fabricante.

  6. Construa a fundação da estufa defumadora com os blocos de concreto. Faça um furo para a entrada do cano do forno, na lateral mais próxima da fornalha. Coloque cerca de 15 cm de cascalho de pedra branca na fundação. Prenda o cotovelo ao topo do cano do forno, depois adicione uma pequena seção de cano que deverá ficar direcionado para a câmara defumadora. O cano deve ser longo o suficiente para sair do cascalho e atravessar a base de concreto que você irá despejar.

  7. Despeje uma laje de concreto por dentro da fundação de blocos de concreto, certificando-se de que o cano permaneça no local, com a topo para fora do piso. Alise a superfície do concreto, para facilitar a limpeza da estufa quando estiver em uso. Se ainda não tiver feito, coloque um cano conector entre o cano que está saindo do chão e a chaminé que está no topo.

  8. Construa as paredes com blocos de concreto, deixando um lugar para a porta. Adicione alguns dutos de ventilação operáveis, com puxadores em ambos os lados da estrutura. Monte o batente da porta, e coloque caibros por cima das paredes para fazer um teto pontiagudo.

  9. Revista os caibros do teto com compensado, cortando pedaços com tamanhos exatos para encaixar em cada aresta. Coloque um sensor de temperatura por dentro da estrutura, e passe os fios por dentro do compensado. Pendure o sensor do lado de fora da estrutura. Pregue um telhado com folhas de metal por cima do compensado. Adicione painéis laterais a prova d'água. Construa ou compre uma porta, depois pendure-a dentro do batente. Uma boa porta irá manter os cachorros e outros animais carnívoros longe da sua estufa defumadora.

  10. Prenda o cano do forno à chaminé da fornalha. Faça uma porta de folha de metal, ou reutilize uma antiga, e prenda-a na frente da fornalha. Deixe o concreto da estrutura secar bem, permitindo bastante tempo para os vapores saírem pelas portas abertas de ambas as estruturas.

  11. Parafuse ganchos de metal para bicicleta nos caibros, e coloque prateleiras nas paredes. Crie um local próximo a fornalha para armazenar madeira e outros equipamentos.

  12. Faça um fogo lento e baixo na fornalha quando for aquecer pela primeira vez, para ajudar a curar o concreto antes de usar a estufa. Verifique se a fumaça está preenchendo a câmara corretamente. Cheque o termômetro para saber se está alcançando a temperatura desejada.

Loading...

O que você precisa

  • Pá ou retroescavadeira
  • Concreto
  • Blocos de concreto
  • Tijolo refratário
  • Folha de metal para telhado
  • Cano de metal para forno, com 22 cm de diâmetro
  • Cotovelo para o cano do forno, com 22 cm de diâmetro
  • Chaminé de exaustão para o forno
  • Porta de madeira reciclada para a fornalha
  • Dobradiças para portão
  • Cascalho de pedra branca
  • Dutos de ventilação operáveis
  • Madeira de 5 por 10 cm
  • Compensado de 2,5 cm de espessura
  • Martelo
  • Pregos
  • Medidor de temperatura
  • Prateleiras de metal
  • Ganchos de metal

Referências

Loading ...
Loading ...