×
Loading ...

Como construir uma floresta em um palco de teatro

Atualizado em 17 março, 2017

O desafio que você enfrentará na hora de construir uma floresta cenográfica será o de dar uma dimensão real a ela. Uma floresta plana não é convincente. Para ganhar em realismo, você deverá trabalhar em três fases distintas com seus adereços. Ao construir a floresta a partir da parte de trás para a frente do palco, você fornecerá uma sensação de profundidade ao campo de visão da plateia. Isso vai ajudá-los a livrar-se da descrença geral, entrando de cabeça no mundo da fantasia.

Instruções

Você pode fazer um floresta cenográfica com equipamentos simples e um pouco de engenhosidade (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)
  1. Pinte um pano de fundo feito de lona. Use tinta acrílica para pintar uma cena distante de floresta. Não esqueça da perspectiva para que haja uma impressão de distância. Pinte árvores e montanhas longínquas para dar a sensação de que o espectador está olhando para uma vista afastada.

    Loading...
  2. Coloque pedras na frente do pano de fundo. Você pode confeccionar pedras de papel machê. Isso pode ser feito moldando uma malha de arame no formato de pedregulhos e aplicando um pouco de jornal umedecido em uma pasta à base de água e farinha. Depois que as pedras secarem, pinte-as com uma tinta acrílica marrom.

  3. Faça alguns arbustos de isopor, que é um produto que pode ser cortado com uma faca em diversas formas. Muitas empresas que trabalham com cenografia vendem esse produto. Faça formas de mato que serão pintadas com tinta acrílica verde. Prenda um pedaço de madeira serrada de 2,5 cm x 7,5 cm na parte de trás dos arbustos com uma fita adesiva. Isso vai mantê-los em pé.

  4. Faça folhas que ficarão penduradas na frente do palco. Elas podem ser feitas de isopor cortado e penduradas nas ripas do palco, pendendo sobre a área que será vista pela plateia. Pinte-as de verde. Algumas folhas de maior dimensão vão dar a impressão de que o público está observando a peça através de uma camada de folhagem.

  5. Crie troncos de árvores de papel machê que serão dispostos à esquerda e à direita do palco. Eles devem ser grandes o suficiente para que a vista do público não os alcance completamente. Confeccione-os com malha de arame e papel machê e pinte-os com uma tinta acrílica marrom.

Loading...

Dicas

  • Alguns galhos e troncos de verdade podem ser espalhados pelo chão do palco, se você quiser conferir um pouco mais de realismo à cena.

O que você precisa

  • Pano de fundo de lona
  • Tinta acrílica
  • Farinha de trigo
  • Água
  • Malha de arame hexagonal
  • Isopor
  • Faca
  • Madeira serrada de 2,5 cm x 7,5 cm
  • Fita adesiva cinza

Referências

Loading ...
Loading ...