Casa

­Como construir um forno a lenha

Escrito por ehow contributor | Traduzido por débora sousa
­Como construir um forno a lenha

Cozinhe à moda antiga com um forno a lenha

Jupiterimages/Comstock/Getty Images

Se você gosta de cozinhar e gostaria de experimentar fazer isso à moda antiga, você pode construir o seu próprio forno à lenha. É um processo bastante longo, por ter que esperar o material secar, mas não é difícil. Você também pode fazer suas próprias pizzas em seu forno a lenha, assim como as famosas pizzarias fazem.

Nível de dificuldade:
Desafiante

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Carrinho de mão
  • Baldes
  • Fita métrica
  • Madeira serrada
  • Plástico encerado
  • Utensílios para esculpir (espátula, colher grande, o que você escolher)

Lista completaMinimizar

Instruções

    Preparação

  1. 1

    Decida sobre qual será o tamanho do seu forno a lenha. Você pode fazer isso criando o molde de um forno e tentando determinar quanto espaço você precisa no interior para assar certas receitas, como pão ou pizzas.

  2. 2

    Faça um piso para o forno, marcando as suas dimensões no chão com alguma corda esticada entre estacas ou com a sua pá. Cave pelo menos 10 cm a 15 cm, e em seguida atire uma camada de areia, batendo levemente com a pá para torná-la plana.

  3. 3

    Coloque tijolos vermelhos ou refratários na areia. Se você preferir tijolos usados​​, retire a argamassa primeiro Certifique-se que os tijolos estejam alinhados, batendo levemente para que se ajustem. Adicione uma segunda camada de tijolos em cima da primeira, que será um pouco acima do nível de areia.

  4. 4

    Umedeça um pouco de areia ou estrutura solta do solo, e faça uma pilha em cima dos tijolos colocados para fazer o piso de seu forno a lenha.

  5. 5

    Faça com que o molde fique mais elevado do que a metade da largura do chão por alguns centímetros. Por exemplo, se o seu forno for de 90 cm de largura, o molde deve ter 30 cm de altura, com pelo menos 10 cm em excesso, fazendo com que o forno fique com pelo menos 40 cm de altura. Decida o tamanho desejado da porta e anote a medida.

    Misturando o barro para o forno a lenha

  1. 1

    Coloque uma grande lona no chão e use-a como o seu lugar de mistura.

  2. 2

    Pegue a parte do solo que contém argila, logo abaixo da superfície. Se você não conseguir obter um bom solo, procure na margem de um rio, córrego ou mesmo em canteiros de obras.

  3. 3

    Misture uma parte do solo argiloso com três partes de areia. Um método de misturar o solo é torcer a lona entre duas pessoas, ou pisar nele com seus pés descalços. Qualquer que seja a técnica escolhida, misture o solo e a areia o máximo possível.

  4. 4

    Adicione um pouco de água de cada vez, misturando bem enquanto trabalha. Teste a eficácia da mistura enrolando um punhado e deixando-a cair no chão. Se a bola mantiver a sua forma, então faça um tijolo da mistura e observe se ele seca bem. Se ficar sem rachaduras depois de seco, avance para a próxima etapa. Se não, adicione mais água e teste novamente a mistura antes de continuar.

    Construindo o forno a lenha

  1. 1

    Umedeça alguns jornais e cubra o molde do forno feito de areia, eles impedirão que o barro adira ao molde. Cubra o jornal com cerca de 8 cm ou 10 cm de espessura de barro. Meça-o com as mãos à medida que trabalha, certificando-se de manter uma espessura consistente nas paredes do seu forno a lenha. Lembre-se de fazer uma curvatura nas paredes do forno, moldando o barro sem mover a areia por baixo.

  2. 2

    Embrulhe o barro no forno com uma placa plana e deixe-o secar completamente antes de retirar o molde. Você saberá que o barro está seco o bastante cutucando-o com o dedo, pois ele não afundará.

  3. 3

    Esfregue a parte externa do forno para fazer com que ele fique liso, usando uma espátula, um pedaço de madeira serrada, uma colher, ou mesmo uma pedra lisa. Você pode moldar o seu forno a lenha de modo que ele se assemelhe a uma escultura, ou pode apenas mantê-lo simples. É possível adicionar até mesmo alguma cor.

  4. 4

    Marque o local onde ficará a porta do forno a lenha e cave um buraco com a mão para começar a retirar a areia do molde. Crie um buraco maior para a porta, e escave toda a areia do interior do forno.

  5. 5

    Alise a porta e molde o seu interior para que fique na altura certa. Lembre-se de não ir além do jornal que forma a camada entre o molde e as paredes de barro. Você pode usar uma colher para ajudar a alisar e polir o barro e nos arredores da porta. É recomendável construir um telhado para proteger o forno a lenha da chuva para que ele fique completamente seco.

  6. 6

    Utilize um papel para fazer o molde para a porta. Não é necessário que se encaixe perfeitamente. Para evitar que a porta queime com a lenha do forno, você pode cobrir a sua parte de trás com papel alumínio ou um pano molhado.

  7. 7

    Acenda o fogo no forno quando ele estiver completamente seco, e permita que o fogo queime por três horas ou mais. Quando a fuligem das paredes desaparecerem, significa que o seu forno a lenha está pronto para o uso.

Não deixe de ver

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media