×
Loading ...

Como construir uma gaiola de madeira para iguanas

Atualizado em 19 julho, 2017

Iguanas são répteis interessantes facilmente domesticáveis. Elas precisam de um certo espaço e gostam de ficar isoladas de outras iguanas, então o melhor é construir uma gaiola individual para cada uma delas. A construção da gaiola é um projeto agradável que requer uma quantidade mínima de ferramentas e materiais, a maioria dos quais pode ser encontrada em lojas de ferramentas ou materiais de construção.

Instruções

A iguana é um réptil que pode ser domesticado facilmente (NA/PhotoObjects.net/Getty Images)
  1. Determine o tamanho da gaiola que você quer construir. Iguanas precisam de espaço para se mover e escalar. Essa gaiola deve ter cerca de 1,5 m de comprimento por 1,5 m de altura e 90 cm de largura, mas você pode fazer a sua maior ou menor ajustando as medidas da estrutura.

    Loading...
  2. Corte as ripas de 5 cm por 5 cm no tamanho certo com a serra de mesa ou circular. Você precisará de oito partes com 1,5 m de comprimento, seis com 1,42 m e seis com 71 cm.

  3. Monte cinco molduras com as tábuas que você acabou de cortar no comprimento certo. Duas partes de 1,5 m e duas de 1,42 m formam uma lateral. As partes de 1,42 m dever ficar no lado interno das de 1,5 m e se juntar nos cantos onde você pode prendê-los com parafusos e uma furadeira portátil com função de parafusadora. Você precisará de dois desses conjuntos laterais, então já monte uma outra.

  4. Monte a parte de cima e de baixo. Essas duas molduras são feitas do mesmo modo que as laterais, porém, são as partes de 71 cm que são presas entre as partes de 1,5 m.

  5. A última moldura montada será a porta. Ela também é feita como as outras molduras que você construiu e é feita com duas partes de 71 cm entre duas partes de 1,42 m.

  6. Construa a estrutura da gaiola para iguanas usando parafusos para prender a moldura de baixo às duas molduras laterais. A moldura de cima deve ser colocada na parte de dentro da montagem das molduras laterais. Coloque a moldura superior da mesma maneira sobre as molduras laterais. Se você quiser envernizar ou pintar a gaiola, faça-o agora.

  7. Corte a grade de arame do tamanho certo para cobrir a parte interna das duas molduras laterais usando cortadores ou uma tesoura. É melhor medir a parte interna da estrutura da gaiola com uma fita métrica para saber as dimensões exatas necessárias. Meça e corte cinco partes: uma para cada lateral, outra para a parte superior, uma para a porta e uma para o lado oposto à porta.

  8. Prenda as partes de grade de arame à parte interna da moldura que forma a estrutura e na parte interna de onde será a porta.

  9. Corte um pedaço de compensado que caiba nas dimensões da moldura de baixo. Deve dar uma medida de 1,5 m de comprimento por 80 cm de largura. Coloque essa parte sobre a moldura inferior mas não a prenda com parafusos. Será mais fácil remover o compensado para limpar a gaiola com mais facilidade.

  10. Prenda a porta na moldura com as dobradiças. Coloque uma dobradiça a cerca de 12 cm da parte de cima da gaiola o outra a cerca de 12 cm da parte de baixo. A porta deve encaixar na abertura. Prenda o colchete de gancho para servir como trava da porta.

Loading...

Dicas

  • Você pode colocar um pedaço de galho dentro da gaiola para que sua iguana tenha algo no qual subir ou construir uma plataforma e uma escada para ela com as sobras de madeira da construção da gaiola. Se você quiser um telhado sólido na gaiola, você pode construir um bem simples de compensado cortado cerca de 30 cm mais comprido e mais largo que a parte superior da gaiola.

Aviso

  • Apesar de madeiras aromáticas como pinheiro-silvestre e cedro serem ótimas para projetos externos, é melhor evitá-los na construção de gaiolas para iguanas, pois, as resinas e óleos dessas madeiras podem ser danosas ou até fatais para iguanas.

O que você precisa

  • Ripas de madeira com 5 cm por 5 cm
  • Serra de mesa ou circular
  • Grade de arame reforçada
  • Verniz e tinta (opcional)
  • Grampos para cerca
  • Martelo
  • Furadeira portátil com função de parafusadora
  • Parafusos
  • Dobradiças (2)
  • Compensado
  • Fita métrica
  • Tesoura ou cortador
  • Colchetes tipo gancho

Referências

Loading ...
Loading ...