×
Loading ...

Como construir uma gaiola para pombos

Atualizado em 17 abril, 2017

Criar pombos é um hobby bastante comum em algumas regiões da Europa e das Américas. Para mantê-los saudáveis e felizes, alguns aspectos devem ser lembrados na construção do recinto. Se ele for feito da maneira apropriada, os animais ficarão confortáveis e retornarão, além de ficarem mais fortes. Mantê-los a salvo dos predadores e dos elementos da natureza são os pontos mais importantes.

Instruções

Esse garotão precisa de um lar (Hemera Technologies/Photos.com/Getty Images)
  1. Pense no número de pombos que pretende criar. Cada pássaro deve ter 50 cm³ de espaço para ter conforto. Pense também em onde a gaiola ficará. Eles costumam preferir locais onde as aberturas ficam ao sul ao ao leste, então a sua estrutura deverá tentar seguir isso.

    Loading...
  2. Faça o projeto depois de escolher quantos pombos serão criados. As medidas passadas aqui servem para acomodar até 20 com conforto.

  3. Crie uma moldura retangular para a gaiola. Deite as duas placas de 40 x 90 mm com 1,5 m de comprimento e prenda as extremidades de duas outras placas de 40 x 90 mm com 60 cm à extremidade da mais longa, o que formará um retângulo. Prenda a terceira placa de 40 x 90 mm com 60 cm às duas de 1,5 m no meio para deixar a estrutura mais forte. Faça outra estrutura igual a essa e cubra as laterais com um retângulo da folha de madeira compensada, de 1,5 m x 55 cm, prendendo-os nos suportes de 60 cm de comprimento. Esses serão o teto e o piso da gaiola.

  4. Arrume as molduras de modo que os lados do compensado de madeira fiquem para cima. Corte mais quatro das placas de 40 x 90 mm para 1,2 m de comprimento e pregue as extremidades nas pontas das placas que compõe o teto e o piso. Agora, você tem uma estrutura tridimensional com um teto e um piso coberto.

  5. Use o compensado de madeira para cobrir as laterais e proteger os pombos. A parte traseira deverá ter 1,5 x 1,2 m, e as laterais devem ter 60 cm x 1,2 m. Prenda-os diretamente à moldura de 40 x 90 mm. Agora, você tem um cubo retangular com cinco lados cobertos e um não coberto.

  6. Corte uma das placas de 40 x 90 mm para 1,5 m e prenda-a às extremidades inferiores com suportes verticais, a 55 cm do chão.

  7. Corte outra folha de madeira compensada de 60 cm x 1,5 m e prenda-a à parte inferior da parede aberta do cubo e no suporte horizontal do passo 6.

  8. Corte uma folha de madeira compensada de 1,5 m x 30 cm e prenda a ponta ao suporte horizontal do passo 6, de modo que ela fique um pouco à frente do cubo. Isso criará um "loft" elevado onde os pombos poderão ficar e se alimentar. Prenda a ponta, de modo que ele fique de frente para a madeira do passo 7.

  9. Corte duas madeiras de 40 x 90 mm para 1,5 m e outras três para 53 cm. Corte um pedaço de madeira compensada em 1,5 m x 50 cm e, em seguida, corte um retângulo de 45 cm x 1,37 m no meio, fazendo um buraco e usando a serra vai e vem. Deixe um perímetro de 7 cm ao redor. A estrutura ficará parecida com uma moldura gigante.

  10. Coloque duas madeiras de 40 x 90 mm com 1,5 m de comprimento no chão, uma paralela à outra, e em seguida ponha três madeiras de 40 x 90 mm com 53 cm de comprimento, com uma das pontas da madeira de 1,5 m entre elas e a outra no meio, como uma escada. Cubra essa superfície com a tela de arame e coloque o retângulo de madeira compensada do nono passo em cima. Prenda-a de modo que a tela fique no lugar. Essa será uma porta ventilada para o loft.

  11. Coloque três dobradiças na madeira de 40 x 90 mm com 1,5 m da porta do passo 10. Coloque o outro lado da dobradiça no teto do cubo. Isso permitirá que a porta fique fechada e seja levantada para que os pombos possam entrar ou sair da gaiola, além de facilitar na hora da limpeza.

Loading...

Dicas

  • Limpe a gaiola regularmente e abasteça-a com comida e água.
  • Deixe-a em uma posição de modo que a entrada fique virada para o sul, se possível.
  • Cobrir a parte superior e as laterais ajudará a protegê-los dos elementos da natureza e mantê-los aquecidos, bem como a preservar a gaiola.

Aviso

  • Sempre use os equipamentos de segurança apropriados quando for usar ferramentas elétricas.

O que você precisa

  • Madeiras de 40 x 90 mm
  • Martelo e pregos
  • Folhas de madeira compensada
  • Telas de arame
  • Serra (circular ou tradicional)
  • Furadeira
  • Serra vai e vem
  • Fita métrica

Referências

Loading ...
Loading ...