Como construir um galinheiro com pouco dinheiro

Escrito por ehow contributor | Traduzido por fatima mesquita
Como construir um galinheiro com pouco dinheiro

Galinheiro feito de paletes

Google Images

Você comprou umas galinhas e agora não sabe direito o que fazer com elas, certo? Se você não tem dinheiro para mandar fazer um galinheiro caro, saiba que dá para construir uma versão barata usando paletes. Basta ter em casa um martelo e um serrote. O resto é fácil de conseguir de graça!

Nível de dificuldade:
Fácil

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Martelo
  • Pregos
  • Cinco paletes
  • Duas cordas elásticas para carga
  • Material para telhado
  • Ripas de madeira com 1,20 m
  • Serragem
  • Grampeador para madeira

Lista completaMinimizar

Instruções

  1. 1

    Vá de carro até uma loja grande, tipo Walmart, e pergunte aos vendedores se você pode pegar uns paletes de madeira. Eles geralmente têm uma pilha de paletes em algum canto e vão dizer que você pode pegar quantos quiser. Às vezes, porém, a loja recebe dinheiro se devolve o palete para o fornecedor. Por isso é bom sempre pedir antes de sair pegando. Se o pessoal disser que você não pode pegar, não se preocupe, vá para outro estabelecimento e repita a pergunta. Se a sorte não estiver do seu lado, não perca a esperança. Dê uma volta pela área industrial da sua cidade de olhos bem abertos. Cheque também os canteiros de obras. E não esqueça que é importante conseguir cinco unidades do mesmo tamanho, independente de elas estarem perfeitas ou não (o padrão para os paletes no Brasil é 1 m por 1,20 m).

  2. 2

    Depois que você conseguir trazer os paletes para a sua casa ou sítio, pegue o martelo e os pregos. Você também precisa ter em mãos um serrote, grampos e um grampeador para madeira. Pegue agora o melhor palete para que ele sirva de chão. Coloque as outras quatro unidades em cima do que vai funcionar como piso, para que elas formem as paredes do galinheiro. Isto dará uma estrutura melhor e facilitará a fixação das partes. Com a ajuda de outra pessoa, use o prego e o martelo para afixar as paredes à base e entre si.

  3. 3

    Depois de pregar os paletes uns aos outros, você tem na sua frente uma caixa sem a parte de cima. Você vai notar também que os paletes têm espaços abertos entre as tábuas. Para cobrir estas áreas, descole caixas vazias de papelão no supermercado mais próximo e use-as para forrar as paredes internas do seu galinheiro, fixando o papelão à madeira com a ajuda do grampeador. Faça o mesmo no chão. O uso do papelão como forro é uma opção prática porque você pode substituí-lo de modo rápido e barato quando ele estiver molhado ou sujo de titica de galinha.

  4. 4

    Depois de forrar com papelão, é hora de fazer poleiros colocando as ripas de madeira de fora a fora no galinheiro. A primeira ripa deve ficar uns 20 cm acima do chão. Suba mais cerca de 20 cm e coloque outra, mas dando uns 30 cm de espaçamento entre elas, para que as galinhas não defequem umas sobre as outras. Para prender os poleiros, use o serrote para fazer buracos no papelão onde já existam vãos nos paletes. Ao acabar, espalhe serragem no chão do galinheiro. A função da serragem é absorver as fezes, mantendo o galinheiro agradável e seco. Você pode conseguir serragem de graça em uma carpintaria ou madeireira da região. Também é possível comprar serragem ou simplesmente usar jornal velho e picotado.

  5. 5

    Para fazer o telhado, procure agora uns pedaços de telha de zinco ou plástico. Vale também usar tábuas. Lembre-se de que você só precisa de material para cobrir um quadrado de 1 m por 1,2 m. Eu achei uma fazenda que tinha um monte de material velho em um canto, conversei com o dono e ele deixou levar o que eu precisava. Se você for usar tábuas, pode prendê-las com prego, mas mesmo assim é bom passar manta asfáltica por cima para evitar goteiras. Para prender telhas de plástico ou zinco, use pregos nos quatro cantos superiores das paredes e coloque ali as pontas das cordas elásticas, por cima das telhas, sem furá-las. Isso evitará que a água entre.

  6. 6

    Agora que o seu galinheiro de palete está de pé, é preciso fazer uma porta de entrada e saída das galinhas. Se você mora em uma região bem fria, pode colocar um cobertor velho abaixo da telha atuando como uma camada de isolamento. Eu usei umas placas pequenas de uma ponta à outra do palete para evitar que as galinhas pudessem ter acesso ao cobertor. Nestas placas, eu aproveitei e pendurei uma lâmpada - que também funciona aquecendo um pouco o ambiente. Eu fiz até uma janela com uma pedaço de acrílico no meu galinheiro, só para poder espiar à vontade. Faça também uma rampa de entrada para as galinhas usando qualquer pedaço de madeira que você conseguir. Se as galinhas ainda não estão com a plumagem completa e faz frio na sua região, pode ser bom fazer uma porta para fechar o vão de entrada e saída do galinheiro, mantendo-as lá dentro junto com comida e água durante a noite. E, se quiser, você pode ainda pintar o galinheiro, porque o fundamental se divertir com este projeto!

Não deixe de ver

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media