×
Loading ...

Como construir um gráfico de frações mistas

Atualizado em 17 abril, 2017

Visualizar tabelas de frações mistas com o uso de gráficos pode ser uma tarefa desafiadora, mas não é muito diferente da criação de gráficos para tabelas que contêm números inteiros ou decimais. Caso você esteja utilizando um programa computacional de planilha, como o Microsoft Excel ou o OpenOffice.org Calc, o processo é exatamente o mesmo. No entanto, mesmo na construção manual de um gráfico de barra, é necessário seguir um passo extra para completar o gráfico de fração mista. Os professores podem usar esses gráficos para explicar o conceito de frações mistas a crianças e ajudá-las a entender a conexão entre o inteiro e a fração contidos no número misto.

Instruções

Os gráficos de barra de frações mistas retratam barras em que os topos estão entre os valores do eixo y (Thinkstock/Comstock/Getty Images)
  1. Desenhe uma linha horizontal em uma folha de papel em branco para representar o eixo x. Desenhe uma linha vertical que intercepta a esquerda do eixo x para representar o eixo y.

    Loading...
  2. Meça incrementos de 1/4 ao longo dos eixos x e y e marque-os com pontos. Nos pontos do eixo x, utilize os itens da tabela de frações mistas; no pontos do eixo y, escreva números inteiros em ordem crescente. Por exemplo, ao lado do primeiro ponto partindo da base, escreva "1", ao lado do segundo ponto a partir da base, escreva "2" e assim por diante. O número de pontos no eixo y deve ser igual ao inteiro da maior das frações mistas mais 1. Por exemplo, se sua maior fração mista é 8 1/2, então marque nove pontos no eixo y.

  3. Com um lápis, desenhe linhas horizontais começando de cada ponto do eixo y. Desenhe um retângulo vertical por vez para cada item, começando a partir do eixo x e terminando na linha horizontal que representa o inteiro da fração mista do item. Por exemplo, se o item possui um valor de 5 1/4, então o retângulo deve chegar até a quinta linha horizontal.

  4. Divida a seção sobre o topo do retângulo vertical pelo número do denominador da fração mista, criando essa quantidade de subseções. Faça isso utilizando um lápis. No exemplo acima -- o item com um valor de 5 1/4 -- divida o espaço entre a quinta e a sexta linha em quatro subseções horizontais.

  5. Estenda o retângulo para cima até o topo da primeira seção para completar a barra do item 5 1/4. Como os denominadores entre as frações mistas variam (5 1/4, 3 1/7, 2 2/3), recomenda-se apagar as subseções horizontais sempre que uma barra individual for completada.

Loading...

Dicas

  • É possível pintar as barras do gráfico utilizando canetas coloridas, para tornar o entendimento do gráfico mais fácil para os alunos.
  • Criar um gráfico de barra com frações mistas utilizando um programa computacional de planilhas é um processo muito mais direto. Selecione todas as células contendo os itens e seus respectivos valores de fração mista presentes na planilha. Vá até o menu "Inserir" e selecione a opção "Barra" no grupo "Gráficos". O programa pode converter valores de frações mistas para a altura da barra automaticamente.

O que você precisa

  • Programa computacional de planilha
  • Régua
  • Canetas coloridas

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...