Como construir um grande derretedor solar de cera

Escrito por kurt schanaman | Traduzido por marcos silva
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como construir um grande derretedor solar de cera
Sobre derretedores solares de cera (Creatas/Creatas/Getty Images)

Derretedores de cera solares são utilizados predominantemente por apicultores com a finalidade derreter e alvejar cera natural coletada de colmeias, usando a luz solar. O aparelho de fusão de cera solar é um dispositivo que não usa energia elétrica simples que alcança o objetivo principal de transformar a cera em sua forma líquida. Uma vez que a cera tenha sido liquefeita e branqueada (luz solar branqueia a cera), ela é, em seguida, colocada em recipientes conforme desejado, onde ela consegue ressolidificar-se para posterior venda em blocos quadrados e círculos de diferentes pesos e dimensões.

Nível de dificuldade:
Moderado

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Tambor de aço de 190 L com pintura exterior preta
  • Fonte de água corrente quente
  • 2 recipientes de 1L de detergente biodegradável
  • Fita métrica
  • Marcador permanente preto
  • Camisa de manga longa
  • Calças longas
  • Luvas de couro
  • Óculos de proteção
  • Maçarico de acetileno
  • Furadeira elétrica com broca de 2,5 cm
  • Torneira com 2,5 cm de diâmetro com corpo rosqueado, anéis de borracha e equipamento de montagem
  • 2 chaves inglesas

Lista completaMinimizar

Instruções

    Sobre fazer um derretedor de cera

  1. 1

    Lave o interior do tambor, colocando as duas garrafas de 2 L de detergente e, então, enchendo-o por completo com água quente. Balance o tambor para trás e para frente e de um lado para o outro, para agitar a solução de sabão. Deixe que a água com sabão fique dentro do tambor por duas ou três horas, então drene e enxague.

    Como construir um grande derretedor solar de cera
    Lavando o tambor (Steve Mason/Digital Vision/Getty Images)
  2. 2

    Deite o barril de lado. A partir da parte superior do tambor, meça 15 cm de distancia de cada terminação ao redor da região superior central do tambor. Marque ou arranhe pequenas linhas na pintura do tambor.

    Como construir um grande derretedor solar de cera
    Meça a partir da parte superior do tambor (Steve Mason/Digital Vision/Getty Images)
  3. 3

    Meça 30 cm descendo o centro de cada lado do tambor a partir da marca superior próxima a uma borda, então, faça o mesmo usando o marcador na outra borda. Desenhe ou risque uma linha reta das marcas superiores, descendo até as marcas feitas nas laterais. Por fim, desenhe ou risque uma linha ao longo do comprimento de ambos os lados do tambor, de uma marca lateral até a outra. O resultado deverá permitir que um quarto do tambor será cortado da parte superior, formando um tubo de metal.

    Como construir um grande derretedor solar de cera
    Desenhe a região que será retirada (IT Stock Free/Polka Dot/Getty Images)
  4. 4

    Vista uma camisa de mangas compridas e calças compridas. Coloque luvas e óculos de proteção para os olhos e, em seguida, acenda o maçarico de acetileno. Ajuste o maçarico para criar uma chama azul de ponta aguda. Comece cortando a área marcada do tambor com o maçarico, começando no topo e depois, lentamente, cortando as linhas nas laterais. Corte a parte superior inteira do tambor. Retire a parte do tambor e deixe-a em um lugar seguro para que esfrie.

    Como construir um grande derretedor solar de cera
    Retire parte do tambor (Thomas Northcut/Photodisc/Getty Images)
  5. 5

    Apoie o tambor sobre uma das extremidades e use sua fita métrica para medir 7,5 cm a partir da aba inferior da extremidade. Use um marcador para fazer uma marca no centro da extremidade também naquele ponto de 7,5 cm. Fure um buraco de 2,5 cm na extremidade onde você desenhou a marca.

    Como construir um grande derretedor solar de cera
    Marque o centro de uma extremidade e perfure-a (Thomas Northcut/Photodisc/Getty Images)
  6. 6

    Instale a torneira através do buraco perfurado, usando os anéis de borracha e o equipamento de montagem. Use uma estrutura de torneira que venha com o anel de borracha para evitar que a cera liquida escorra para fora do tambor onde a torneira estiver instalada. Use o equipamento de montagem (ruelas e porcas) para completar a instalação da torneira. Aperte as porcas firmemente usando duas chaves inglesas.

    Como construir um grande derretedor solar de cera
    Instale a torneira (Thomas Northcut/Photodisc/Getty Images)
  7. 7

    Meça ao longo da lateral do tambor, de uma borda até a outra, e anote a medida exata em um pedaço de papel. Meça de lado a lado e anote esta medida em um papel. Adicione 5 cm a segunda medida, de lado a lado. Leve essas medidas para alguma loja onde sejam vendidos painéis de acrílico. Obtenha ajuda de um dos funcionários para conseguir uma peça de acrílico do tamanho desejado.

    Como construir um grande derretedor solar de cera
    Medindo a parte de acrílico (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  8. 8

    Coloque o tambor em um lugar fora de casa que seja protegido da exposição excessiva a ventos, mas que também tenha exposição direta do sol a sua parte superior. Use blocos e cimento, ligas de ferrovias de madeira ou outros itens sólidos, para colocar o tambor sobre de forma que ele não balance. Isto também providenciará espaço entre a torneira e o chão, facilitando o posicionamento de recipientes para a cera liquida abaixo do derretedor.

    Como construir um grande derretedor solar de cera
    Coloque apoios abaixo do derretedor (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)
  9. 9

    Coloque a cera sólida no tambor de fusão solar, preenchendo-o com não mais que três quartos de sua capacidade. Coloque o acrílico sobre o topo aberto do tambor, para acelerar o aquecimento dentro do tambor.

    Como construir um grande derretedor solar de cera
    Coloque a cera dentro do tambor (Goodshoot/Goodshoot/Getty Images)
  10. 10

    Permita a exposição direta ao sol por 6 a 8 horas para liquefazer a cera. Quando a cera fundir, coloque seus recipientes embaixo da torneira e encha-os, como desejar. Se você vender ou armazenar sua cera por um certo peso, coloque uma escala abaixo da torneira e, então, posicione seus recipientes de solidificação sobre a escala. Coloque a quantidade desejada de cera em cada recipiente. Continue até que o tambor esteja livre daquela cera liquida.

    Como construir um grande derretedor solar de cera
    Recebendo a cera derretida (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

Dicas & Advertências

  • Não feche completamente o tambor nas regiões do acrílico. A quantidade de calor gerada neste tipo de derretedor pode aumentar a pressão se totalmente fechado.
  • Não é necessária cobertura de alumínio neste projeto, já que aço com pintura preta absorve calor prontamente. Derretedores solares feitos de madeira precisam de uma camada metálica em seu interior, já que a madeira é porosa e não absorve ou mantém o calor como um tambor de aço faria.
  • Não remova a camada fina restante de cera no interior do tambor depois de esvaziá-lo. Essa camada de cera prevenirá o tambor de enferrujar, servindo como uma forma natural de proteção.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível