Mais
×

Como construir um guarda-roupa masculino adulto

Atualizado em 17 abril, 2017

Muitos homens encontram dificuldades quando tentam construir um guarda-roupa do zero, especialmente se uma mãe, irmã ou ex-namorada entendida de estilo costumava ajudá-los com as roupas. Todo homem precisa de diversas peças essenciais de roupas para completar seu guarda-roupa, independentemente de seu estilo ou orçamento. Uma camisa branca lisa é ideal para compor camadas ou absorver o suor, enquanto um par de calças pretas bem passadas e ajustadas facilmente faz a transição de roupas de trabalho para um visual mais formal. Comece com os básicos, e depois gradualmente incorpore algumas peças da moda ao seu guarda-roupa.

Instruções

Construa seu guarda-roupa com camisas, calças, sapatos e alguns itens ousados adicionais (Siri Stafford/Digital Vision/Getty Images)
  1. Meça seu pescoço, pernas, peito, comprimento das mangas, altura do gancho e cintura com a fita métrica. Anote suas medidas e leve-as com você quando for comprar roupas novas. O blog The Art of Manliness (A Arte da Masculinidade, em português), projetado para ajudar homens a viver melhor, lembra os homens de que as roupas "devem servir no seu corpo como ele é hoje, não como você quer que ele seja daqui a dois meses".

  2. Faça um estoque de camisetas brancas lisas, meias brancas e cuecas. Compre pelo menos dez de cada um destes itens para evitar ficar sem roupas de baixo ou ensopar sua camisa favorita com suor. Procure estes itens em varejistas conhecidos, como o Walmart, ou gaste um pouco mais em itens básicos de marca na sua loja favorita.

  3. Compre um terno preto ou cinza escuro em um tecido leve, como cashmere ou lã, adequado a qualquer estação. Um terno preto bem ajustado tem seu lugar no guarda-roupa de todos os homens e nunca sai de moda. Use seu terno para ir na igreja, casamentos, funerais, trabalho, entrevistas e encontros em locais mais chiques. Ninguém fica mal de preto.

  4. Encontre um par de calças pretas que fique bem em você. Use-as com uma camisa abotoada, uma camiseta polo escura ou uma camisa social branca lisa. Certifique-se de que as calças sirvam bem – elas devem tocar de leve a parte de cima dos seus sapatos, e não chegar ao chão ou parar nos tornozelos. Calças cáqui também ficam bem com camisetas polo e camisas de abotoar, então considere comprar um par ou dois destas calças clássicas.

  5. Encha seu guarda-roupa com camisas polo em todas as cores. Uma camisa polo versátil pode facilmente fazer a transição de um dia no escritório para uma noite fora com os rapazes. A The Executive's Closet, uma empresa de consultoria de guarda-roupas, sugere acrescentar um blazer para um toque de sofisticação. Outras camisas que completam qualquer guarda-roupa masculino incluem camisetas de abotoar em cores sólidas ou risca de giz, suéteres macios com gola V e camisetas de gola V.

  6. Compre vários pares de jeans em diversos estilos e tons. Evite jeans que apertem, piniquem ou escorreguem para cima nas costas. Um par de jeans que sirva adequadamente deve tocar a parte de cima dos seus sapatos, exatamente como suas calças pretas e suas calças cáqui. Disfarce pernas grossas ou atarracadas com jeans desbotados e de lavagem escura. Jeans de boca mais larga ficam bem na maior parte dos formatos e tamanhos.

  7. Construa sua coleção de sapatos com sapatos de couro bem desenhados e de alta qualidade. Sapatos bem feitos duram anos, desde que você se lembre de poli-los e cuidar deles de forma apropriada. Todo homem precisa de um par de tênis, um par de sapatos casuais, como mocassins, um par de sandálias ou chinelos e um par elegante de sapatos sociais pretos.

  8. Escolha seus acessórios. Um cinto marrom complementa quase qualquer roupa, enquanto um cinto preto evita que um par de calças formais pretas ou cinza caia. Certifique-se de ter pelo menos uma ou duas gravatas à mão, mesmo que você não use ternos com frequência. Considere comprar alguns chapéus, um colete ou até um divertido par de suspensórios.

Dicas

  • Compre roupas que tenham aparência e sensação boas – o conforto importa.
  • Considere acrescentar uma sacola, também conhecida como bolsa masculina, ao seu guarda-roupa.

Aviso

  • Evite bermudas de jeans. Elas saíram de moda há anos.

O que você precisa

  • Fita métrica
bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article