Mais
×

Como construir uma jangada com garrafas de refrigerante

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Embora jangadas sejam feitas em várias formas e tamanhos e de vários materiais, todas elas compartilham os mesmos princípios mecânicos básicos de trabalhar através do ar preso. Um material reciclável comum encontrado em muitas cozinhas pode servir para o propósito de prender o ar de uma forma resistente o suficiente para a criação de uma jangada -- uma garrafa de refrigerante de 2 L vazia. Com essas garrafas é possível fazer um dispositivo de flutuação básico, bom para ensinar ou para brincar na piscina.

Instruções

Garrafas plásticas podem ser reutilizadas para uma variedade de projetos (BOTTLE CAPS image by SKYDIVECOP from Fotolia.com)
  1. Prepare as garrafas. Arrume quaisquer dobras se elas estiverem amassadas, lave-as por completo e deixe-as secar até que não haja mais gotas de água no lado de dentro. Sopre ar em suas bocas para remover quaisquer dobras.

  2. Cole as tampas nas garrafas. Aplique cola de madeira no lado interno das tampas nas roscas (não no topo, já que essa área não se anexa). Roqueie as tampas o mais firme possível e deixe-as secar.

  3. Prenda as garrafas em fileiras de 10. Coloque-as em pé no chão para mantê-las alinhadas umas com as outras. Pressione a fileira de garrafas contra uma parede ou lado de uma caixa de papelão para mantê-las retas. Cole cada garrafa à próxima usando cola de madeira e deixe secar. Faça dez fileiras dessa maneira.

  4. Reforce cada fileira de garrafas com a fita adesiva, passando-a por toda a fileira, sobre o meio das garrafas. Passe quatro ou mais tiras de fita por cada fileira, com uma única tira se enrolando ao redor da frente e da parte de trás das garrafas. Para melhores resultados, enrole-as diretamente na fileira para manter toda a volta como um pedaço.

  5. Prenda as fileiras das garrafas, deitando-as no chão e alinhando-as na forma de uma jangada. Passe tiras de fita adesiva diagonalmente de canto a canto na jangada em cada lado e, em seguida, vire-a e faça o mesmo no outro lado. Passe tiras adicionais em um ângulo quase diagonal entre as primeiras linhas diagonais. Continue passando a fita pelo perímetro da jangada em todos os ângulos e lados, anexando continuamente ao redor da parte superior e inferior até que a forma esteja bem presa. Passe várias tiras de cima para baixo, colocando a fita entre as bocas das garrafas na fileira superior.

Aviso

  • Não tente usar essa jangada como um dispositivo salva-vidas ou para atividades aquáticas externas em grande escala.

O que você precisa

  • 100 garrafas de refrigerante de 2 L
  • Cola de madeira à prova d'água
  • Fita adesiva
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article