×
Loading ...

Como construir um jardim ornamental em seu quintal

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Transforme seu quintal em uma coleção de plantas ornamentais. Plantas e rochas se complementam naturalmente, além de introduzirem fortes contrastes texturais para o seu quintal. Faça do seu jardim ornamental uma representação realista de algo que você pode encontrar na natureza ou crie um mundo fantasioso todo seu. Adicione elementos opcionais, como um carrilhão de vento ou uma fonte. Você poderá fazer do seu jardim um lugar onde você e seus convidados vão querer passar o tempo.

Instruções

Plantas e rochas acrescentam beleza ao jardim (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  1. Planeje o seu jardim de pedras no papel. Inclua o máximo de detalhes possíveis, para que você seja capaz de identificar e resolver os problemas, sem precisar mover pedras pesadas.

    Loading...
  2. Escolha um local com base no tipo de plantas que você deseja incluir no seu jardim ornamental. Posicione o seu jardim em um local ensolarado para as plantas que necessitam de várias horas diárias de sol pleno, bem como para imitar uma formação rochosa no topo de uma montanha. Selecione um local com sombra para imitar o ambiente natural das rochas e para as plantas que necessitam de uma área arborizada.

  3. Introduza algum elemento unificador em seu jardim ornamental através da seleção de rochas de uma determinada região geográfica ou que tenham o mesmo tamanho ou forma.

  4. Crie seu jardim ornamental sobre uma parte inclinada para produzir arranjos mais versáteis.

  5. Jogue fora as pedras que não estejam de acordo com sua escolha. Veja a configuração dos ângulos e distâncias do local onde ficará o seu jardim. Altere as posições das rochas até alcançar a aparência desejada.

  6. Espalhe de 10 a 12 centímetros de solo fértil na área do seu jardim.

  7. Enterre 1/3 das pedras na terra para aumentar a estabilidade, criando um ambiente de aparência natural. Escolha algumas das rochas para equilibrar outras ou coloque-as na superfície do solo.

  8. Coloque as plantas entre as rochas. Disponha as plantas que necessitam de uma drenagem rápida e completa na parte superior da rampa e coloque na base as que preferem condições úmidas.

  9. Coloque as plantas aromáticas perto das bordas do jardim ornamental, onde você terá a melhor chance de sentir seu aroma.

Loading...

Dicas

  • Preste atenção para a escala de tamanho de suas rochas e plantas. Não embaralhe rochas muito pequenas com plantas grandes, pois as plantas sobrecarregarão as rochas e você perderá a aparência de um jardim de rochas.

Aviso

  • Solicite ajuda para mover quaisquer pedras pesadas.

O que você precisa

  • Rochas ou pedras
  • Plantas
  • Solo

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...