Como construir lanternas de pedra japonesas

Escrito por kim blakesley | Traduzido por mariana piastrelli lauria
Como construir lanternas de pedra japonesas
As lanternas de pedra japonesa podem ser feitas em casa (Japanese stone lanterns image by Rosemary Robenn from Fotolia.com)

As lanternas de pedra japonesas, também chamadas de Ishidoro, são tradicionais do budismo e iluminam seus templos. Mais tarde, elas caracterizaram o chão e o caminho dos santuários sagrados. A forma dessas lanternas possui inúmeros significados e acabaram sendo adotadas para o uso durante as sagradas cerimônias do chá japonês, iluminando o caminho para a cabana do chá. Esse item decorativo acabou chegando aos tempos modernos e tornou-se uma decoração de jardim usual e possível de ser feita em casa.

Instruções

    Instruções para a base

  1. 1

    Meça através da borda de cada uma das partes de 40 por 40 por 30 cm do papelão, em uma das arestas de 40 cm e coloque uma marca a 5 cm de cada extremidade. Coloque a régua em cada marca, conecte-a à borda de 40 cm e faça uma linha.

  2. 2

    Use uma faca para cortar ao longo da linha. Cada pedaço de papelão será parecido com o lado de uma pirâmide quadrada.

  3. 3

    Alinhe as extremidades das peças de papelão para formar uma pirâmide plana. Prenda a borda externa de cada lado usando fita adesiva.

  4. 4

    Vire a forma de pirâmide de cabeça para baixo de modo que a parte mais estreita esteja na parte inferior. Coloque a forma dentro da caixa de papelão de 40 por 40 por 30 cm.

  5. 5

    Misture uma quantidade generosa de crea-stone no recipiente. Adicione água suficiente para que a consistência tenha a espessura de pudim. Não se preocupe se você não misturar o suficiente de crea-stone. Adicionar mais em cima do que foi anteriormente incluído não vai causar interrupção na aderência durante o processo de secagem.

  6. 6

    Despeje 8 cm de crea-stone no fundo da caixa que contém a pirâmide de cabeça para baixo. Coloque o recipiente de plástico de 20 cm no centro da caixa. Coloque mais 7,5 cm de crea-stone ao redor do recipiente de plástico.

  7. 7

    Coloque um container de 15 por 8 cm em cada lado da parede da pirâmide de cabeça para baixo. Preencha o restante de cada abertura com crea-stone. Deixe secar por 18 horas antes de retirar da caixa.

  8. 8

    Remova os recipientes de plástico. Incline a caixa de cabeça para baixo para deslizar a lanterna de pedra endurecida. O papelão pode ser rasgado, se necessário.

  9. 9

    Use uma grosa e molde as bordas na forma desejada.

    Instruções para a plataforma

  1. 1

    Desenhe uma linha de 5 cm por cima da parte inferior da caixa de 40 por 40 por 30 cm.

  2. 2

    Misture crea-stone suficiente para encher a parte inferior da caixa até a linha. Despeje o produto dentro da caixa. Deixe secar por 10 a 15 minutos.

  3. 3

    Prepare uma mistura pastosa de crea-stone para ser usada para fazer ondas na plataforma. Coloque um punhado da pasta em cada canto e no meio de cada seção. Suavize o produto para formar uma onda nessas áreas. Deixe secar por 18 horas.

  4. 4

    Retire a plataforma a partir da caixa. Coloque o lado da onda da plataforma para baixo. Use uma grosa e ferramentas de escultura para remover o crea-stone endurecido da superfície plana da plataforma, para, em seguida, criar as ondas. Esse produto deve ser removido sob as áreas onde as ondas serão colocadas. Remova o suficiente do crea-stone, de forma que a espessura das ondas seja a mesma da espessura da plataforma.

    Instruções para a fornalha

  1. 1

    Misture o suficiente de crea-stone para preencher três quartos do balde.

  2. 2

    Coloque uma mistura suficiente de crea-stone a 24 cm do fundo do balde, de modo que o recipiente de plástico de diâmetro de 11 cm ou 12 cm possa ficar sobre a superfície do crea-stone e alinhado com a parte superior do balde.

  3. 3

    Coloque o recipiente de plástico de diâmetro de 11 cm ou 12 cm no centro do recipiente. Coloque um objeto pesado em cima do recipiente de modo que ele não flutue. Preencha o restante do balde com crea-stone. Deixe secar por 18 horas.

  4. 4

    Retire o recipiente de plástico de dentro. Incline o balde e remova a fornalha de dentro dele.

  5. 5

    Faça o desenho desejado em cada lado da fornalha. Use ferramentas de escultura e retire o excesso para as aberturas.

    Instruções para o telhado

  1. 1

    Desenhe ao redor da borda superior do balde usado para fazer a fornalha no papelão. Faça 3 desses círculos. Desenhe quadrados de 10 a 20 cm sobre o papelão. Corte todas as peças.

  2. 2

    Empilhe os três círculos e anexe-os no centro do fundo da caixa de 40 por 40 por 30 cm. Anexe um quadrado de papelão de 20 cm em cada canto de dentro da caixa, para formar um octógono. Fixe-as no lugar com fita adesiva.

  3. 3

    Misture um lote de crea-stone para cobrir 5 cm da parte inferior da caixa. Deixe secar por 15 minutos.

  4. 4

    Faça uma pasta de crea-stone e crie picos de telhado sobre a superfície dele. Coloque um pico em cada canto do desenho octogonal. Deixe secar por 18 horas.

  5. 5

    Remova o teto da caixa. Use uma grosa e arredonde as bordas quadradas na parte inferior do telhado. Faça quaisquer outras alterações de design neste momento.

    Montagem

  1. 1

    Desenhe uma marca central na parte superior da base, na parte superior da plataforma e na parte inferior da fornalha.

  2. 2

    Faça um furo de 3,8 cm de profundidade no topo da base sobre o ponto central. Fure todo o caminho até a plataforma e a fornalha sobre o ponto central.

  3. 3

    Coloque a haste no buraco na base. Coloque a plataforma e a fornalha sobre a haste. Verifique para ver se algum lugar da haste que está furando através da base da fornalha. Marque o nível da haste com a parte inferior da fornalha, se ela estiver à mostra.

  4. 4

    Retire a fornalha e a plataforma apenas se a haste estiver totalmente à mostra. Retire a haste a partir da base. Corte a haste na marca feita a partir de dentro da fornalha. Recoloque a haste de metal e remonte a lanterna.

  5. 5

    Coloque o telhado ao longo do topo da fornalha para garantir o alinhamento correto com o telhado dos círculos de papelão, que estão fixados na parte inferior da forma do telhado.

O que você precisa?

  • 3 caixas de crea-stone
  • Luvas
  • Balde de plástico
  • Martelo
  • Cinzel
  • Faca
  • Grosa
  • Régua
  • Lápis
  • Furadeira
  • Broca
  • Fita adesiva
  • Haste de metal de 6 mm a 1,2 cm, de 20 cm de comprimento
  • Ferramentas de escultura
  • Caixas de papelão
  • Folhas de papelão
  • Embalagens de plástico

Lista completaMinimizar

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível