Mais
×

Como construir uma luminária japonesa de papel de piso

Uma luminária de piso de papel em estilo japonês é uma forma atraente de adicionar ambientação e atmosfera a um cômodo. O seu brilho suave pode dar um ar de tranquilidade ao cômodo, enquanto a luminária em si é um tema de conversa cativante. Feitas de materiais simples como papel e arame, essas luminárias dão estilo e charme à decoração da casa, assim como ao ambiente de escritório. Você pode fazer as suas próprias luminárias de piso de papel em estilo japonês com papel e arame encontrados em lojas de artigos para a casa e de materiais para artesanato.

Instruções

Um abajur japonês possui arames em espiral irregular e uma cobertura de papel (Japanese lamp image by isatori from Fotolia.com)
  1. Faça uma armação para abajur de arame. Utilize arame de 2,5 mm para obter um melhor suporte. Use fotos de luminárias de piso japonesas de revistas, catálogos e sites como inspiração para o formato do abajur. Deve ser moderno, com o arame fazendo curvas suaves.

    Faça pelo menos quatro escoras verticais com o arame em seu abajur para obter um suporte adequado. Em seguida, envolva um arame de 1 mm em volta da armação de arame de 2,5 mm em um padrão de espiral irregular e frouxo. Certifique-se de que o abajur será encaixado facilmente na base da luminária de piso. Utilize uma armação de abajur fabricada como referência.

  2. Corte o papel em seções largas que sejam um pouco maiores do que o espaço entre cada escora. Recorte papel suficiente para cobrir todo o abajur. Se o abajur for esférico, você precisará de seções em formato de pétalas. Coloque o papel contra a armação do abajur ao cortá-lo para garantir uma cobertura adequada.

  3. Passe cola na parte externa da armação de arame. Faça isso em seções, cobrindo todos os arames em uma seção entre as escoras que um pedaço de papel cobrirá. Pressione o pedaço de papel com cuidado contra a armação com cola antes que esta seque. Certifique-se de que todos os arames encostem no papel. Depois que a seção secar, você poderá aparar qualquer excesso de papel com um estilete afiado. Não apare, no entanto, a parte superior ou inferior do papel.

    Repita esse processo para cada seção de papel até que o abajur esteja totalmente coberto.

  4. Passe cola no arame superior dentro do abajur e dobre as extremidades das seções de papel para dentro, pressionando-as e fazendo uma borda acabada. Repita para fazer a borda inferior. Lembre-se de deixar a parte de cima e a de baixo abertas.

  5. Coloque o abajur completo em sua base e a sua luminária em estilo japonês estará pronta para o uso.

Dicas

  • Para deixar a luminária o mais autêntica possível, utilize papel de amoreira tradicional. Você pode comprar esse tipo de papel pela internet ou em lojas de materiais para hobby.
  • Utilize lâmpadas fluorescentes econômicas em vez de incandescentes que podem ficar quentes demais para ser usadas perto de papel.

Aviso

  • Não estruture o abajur de forma que o papel fique perto demais da lâmpada, para evitar o risco de incêndio.

O que você precisa

  • Arame flexível
  • Papel
  • Tesoura
  • Base para luminária de piso
  • Estilete
  • Cola
  • Pincel
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article