Mais
×

Como construir uma maquete de aldeia natalina

Atualizado em 20 julho, 2017

Você pode construir uma maquete de aldeia natalina utilizando alguns materiais baratos. Ela pode ser utilizada por diversos anos, como parte da celebração do Natal de sua família. Todos vão adorar a tradição de montar a aldeia juntos durante a época do Natal. Eles também vão gostar de sentir a emoção de encontrar novas construções e novos personagens que podem ser adicionados à aldeia a cada ano.

Instruções

Construções e personagens em uma maquete de aldeia natalina (Christmas Wonderland image by JASON WINTER from Fotolia.com)
  1. Espalhe o tecido para pintura numa área externa e coloque a placa de madeira compensada de 90 cm x 1,20 m sobre ele. Pinte a placa com tinta branca, movendo seu minirrolo para trás e para frente sobre a placa, com movimentos firmes. Deixe a placa secar completamente.

    Use uma tábua de madeira compensada como base para a maquete (wood image by Alex White from Fotolia.com)
  2. Empilhe os blocos de isopor sobre a placa de madeira para testar a altura de sua maquete. Você pode deixá-la mais curta, medindo e cortando uma parte do nível do bloco superior com uma faca afiada. Cole o bloco de isopor de 60 cm x 60 cm no meio da placa de madeira compensada e deixe secar. Cole o bloco de isopor de 25 cm x 25 cm no centro do primeiro bloco e deixe secar.

    Empilhe e cole as duas placas de isopor (boxes image by Sergey Galushko from Fotolia.com)
  3. Estenda um pedaço de tecido branco de 90 cm x 1,20 m suavemente sobre o isopor, até a madeira compensada, para dar a aparência de neve. Use cola para fixar o material ao isopor quando necessário e para ajudar a prender as dobras do material. Pare de dobrar o tecido a cerca de 20 cm da borda da placa de madeira -- esse é o lugar onde o trilho do trem será fixado. Cole as bordas do tecido branco na placa de madeira com cola.

    Dobre o tecido branco para que ele pareça a neve (white silk image by NiDerLander from Fotolia.com)
  4. Instale o trilho de trem ao redor da placa de madeira pintada, com um dos lados da pista a cerca de 5 cm de sua borda. Encaixe cada peça do trilho na maquete para completar a pista. Prenda cada uma delas à madeira colocando parafusos em cada ligação das peças de trilho e enroscando-os firmemente na madeira com uma chave de fenda.

    Prenda os trilhos do trem com uma chave de fenda e parafusos (toy train image by pearlguy from Fotolia.com)

Dicas

  • Quando o Natal tiver passado, mantenha sua maquete de aldeia de Natal em uma caixa grande e resistente ou em um recipiente com vários jornais ao redor dela, para evitar que se mova. Rotule, então, o recipiente com uma canetinha permanente para que você possa encontrar e usar sua plataforma nos próximos anos.

Aviso

  • Não corte os blocos de isopor em forma de cone ou montanha. Você vai precisar dos níveis formados pelos blocos de isopor para colocar as construções na maquete.

O que você precisa

  • Placa de madeira compensada de 90 cm x 1,20 m
  • Bloco de isopor de 60 cm x 60 cm
  • Bloco de isopor de 25 cm x 25 cm
  • Tecido branco
  • Cola para madeira
  • Trilhos de trem miniatura
  • Parafusos
  • Chave de fenda
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article