×
Loading ...

Como construir uma mesa que dobra

A parte dobrável de uma mesa fica dobrada contra uma parede ou contra suas pernas quando não estão sendo usadas. É uma excelente superfície para espaços pequenos ou para uso ocasional. Este tipo de mesa geralmente tem um suporte central onde fica pendurado as partes dobráveis. A parte articulada pode ser presa diretamente na parede ou em uma mesa existente, desde que tenha apoio o bastante para o peso da madeira.

Instruções

A mesa dobrável é ideal para espaços pequenos (Thinkstock/Comstock/Getty Images)
  1. Corte um pedaço de madeira do tamanho desejado para fazer a parte dobrável e prepare-a para pendurá-la, lixe, pinte, envernize do jeito que desejar.

    Loading...
  2. Corte um suporte de parede do mesmo tamanho da lateral da mesa que vai ficar alinhada com a parede.

  3. Apare uma parte da superfície dobrável a partir da seção principal que é da mesma largura que a profundidade do suporte de parede, com mais uma mão francesa que terá a mesma profundidade do suporte. Por exemplo, se o seu suporte de parede tiver 2,5 cm de profundidade, e se a superfície da sua mesa tem 1,30 cm, essa seção deverá medir 7 cm de largura.

  4. Junte a parte aparada ao suporte de parede com parafusos para que ele sobressaia o bastante para prender a madeira com dobradiças. Elas devem ser fixadas no lado inferior da superfície de modo que não fiquem visíveis quando a mesa estiver aberta.

  5. Fixe o suporte superior na parede, se você não estiver usando uma mesa existente. Parafuse o suporte em vigas, que geralmente estão a 40 cm de distância do centro.

  6. Construa uma mão francesa abaixo do suporte de madeira que possa virar para fora para segurar a mesa quando em uso, e vire para dentro quando não estiver em uso. Anexe a mão francesa com dobradiças a um pedaço de madeira que tenha a mesma profundidade do suporte de parede superior, parafuse-o na viga, de modo que a mão francesa fique horizontalmente ao suporte de parede, quando em uso.

  7. Prenda a parte dobrável às dobradiças no suporte de parede. Certifique-se de usar parafusos menores que a parte dobrável, para que eles não saiam pela superfície.

Loading...

Dicas

  • Isso pode ser feito em uma mesa existente, basta fixar com dobradiças em um suporte que possa virar e segurar a superfície quando em uso,
  • Mesas construídas com superfícies maiores podem precisar de mais apoio, use uma perna extra para segurá-la, em vez de usar a mão francesa.

O que você precisa

  • Dobradiças
  • Furadeira
  • Chave de fenda
  • Detector de objetos

Referências

Loading ...
Loading ...