×
Loading ...

Como construir um minhocário para um projeto de ciências

Atualizado em 17 abril, 2017

Minhocas e o trabalho que elas fazem no solo são uma lição fascinante. Elas não apenas arejam o solo como também quebram a matéria orgânica e fertilizam. Pequenos cientistas podem observar o comportamento da minhoca e seu habitat em primeira mão através da construção de um pequeno minhocário para um projeto de ciências. O minhocário pode ser construído em menos de uma hora, e crianças e os adultos se divertirão observando essas criaturas ao longo de várias semanas e entendendo como elas contribuem para o ambiente.

Instruções

Minhocas fazem um trabalho importante embaixo da terra (Ryan McVay/Photodisc/Getty Images)
  1. Limpe um recipiente claro com água e sabão. Um recipiente transparente é ideal para que possa observar o comportamento das minhocas. Uma grande jarra de vidro ou uma garrafa grande de refrigerante com o rótulo removido e o gargalo cortado podem ser usados na crianção de um minhocário compacto. Para um projeto maior, use um aquário de peixes.

    Loading...
  2. Coloque uma camada de cerca de 1 cm de areia no fundo do recipiente. Cubra com uma camada igual de terra. Continue a fazer camadas alternadas até que a maior camada mais alta esteja a cerca de 5 cm de distância da borda do recipiente. O uso de dois tipos diferentes de terra construirá um minhocário ainda melhor.

  3. Coloque o material orgânico no topo das camadas de areia e de terra. Folhas mortas, juntamente com restos de cozinha, como pó de café, folhas de chá, cascas de legumes e de ovos fornecerão alimento para as minhocas e lhe darão um trabalho a fazer. As minhocas não gostam de cascas de frutas cítricas, cebola, peixe ou carne.

    Cascas de vegetais são uma ótima adição ao minhocário (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)
  4. Adicione as minhocas. Elas podem ser facilmente encontradas em uma área úmida, como em um quintal depois que chove ou sob rochas perto de um riacho. As crianças vão desfrutar do trabalho de procurar os vermes, mas eles também podem ser comprados em uma loja de iscas, se necessário.

    Minhocas podem ser encontradas em uma horta ou jardim (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  5. Cubra o recipiente com papel escuro e coloque-o em um local fresco. Minhocas gostam de um ambiente escuro, e devem permanecer úmidas para que possam respirar. Coloque o papel ou papelão sobre o topo do recipiente, fazendo alguns furos para a entrada de ar, e proteja-o da luz direta do sol. Todos os dias, observe o minhocário para ver ser ele mudou.

Loading...

Dicas

  • O minhocário deve permanecer úmido; se ele aparentar estar secando, acrescente um pouco de água para manter o ambiente propício para a boa saúde da minhoca. Adicione mais material orgânico conforme as minhocas forem utilizando os que foram colocados no topo do minhocário.

Aviso

  • Minhocas não mordem ou irritam a pele, mas deve-se lavar as mãos após manusear o minhocário.

O que você precisa

  • Recipiente limpo
  • Terra
  • Areia
  • Papel preto
  • Minhocas
  • Material orgânico

Referências

Loading ...
Loading ...