×
Loading ...

Como construir um modelo de casa solar para um projeto infantil

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Aproveitar a energia do sol está se tornando cada vez mais importante à medida que a sociedade aumenta a demanda por eletricidade. Para uma casa feita em um modelo em escala, com células fotovoltaicas e diodos emissores de luz (LEDs), você pode fazer um modelo que demonstre a conversão da luz em eletricidade. Depois, é possível apresentar o projeto para a sua classe ou inseri-lo em uma feira de ciências.

Instruções

Use as células solares, LEDs e uma casa modelo em escala para fazer uma demonstração de energia solar (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)
  1. Cole as 6 células solares no telhado inclinado da maquete da casa. Note que cada célula tem um terminal positivo (+) e um negativo (--). Monte-as de modo que o terminal positivo em cada célula esteja perto do pico do telhado.

    Loading...
  2. Conecte um pequeno pedaço de fio no terminal negativo da primeira célula indo até o terminal positivo da segunda, usando um ferro de solda. Use o seu cortador de arame para retirar 1,5 cm de cada extremidade do pedaço do fio. Da mesma forma, ligue o terminal negativo da segunda célula ao terminal positivo da terceira, o negativo da terceira para o positivo da quarta, e assim por diante. Isso colocará as células solares em uma série, o que aumentará a tensão em conjunto gerada por cada célula. Cada uma delas produz cerca de meio volt de eletricidade, então seu painel solar gerará cerca de 3 V (0,5 V multiplicado por seis células). O terminal positivo da primeira célula e o terminal negativo da sexta não terão nenhuma conexão nesse momento.

  3. Coloque duas luzes de LED dentro da casa modelo, talvez colocando uma na sala e outra no quarto. Cole-as na posição escolhida.

  4. Solde um pedaço de fio a partir do terminal positivo da primeira célula até o terminal positivo de uma das LEDs. Solde um pedaço de fio a partir do terminal positivo da primeira célula até o fio positivo do outro LED. As LED têm polaridade, assim como células solares. No pacote das luzes é possível identificar qual delas é positiva e qual é negativa, uma vez que existem vários indicadores diferentes que os fabricantes podem usar.

  5. Solde um pedaço de fio do terminal negativo na sexta célula até o terminal negativo de um dos LEDs e, em seguida, solde outro pedaço de fio do terminal negativo até o outro terminal de LED. Isso colocará os LEDs em paralelo com o painel solar.

  6. Coloque uma lâmpada de mesa perto da maquete da casa e acenda a luz, representando o sol. As luzes da casa continuarão.

Loading...

O que você precisa

  • 1 pacote de luzes LEDs brancas
  • 6 células solares de silício
  • Rolo de fio de núcleo sólido calibre 18 ou 20
  • Maquete de casa
  • Cola
  • Cortador de fio
  • Ferro de solda
  • Lâmpada de mesa de 100 W

Referências

Loading ...
Loading ...