×
Loading ...

Como construir montanhas-russas para um projeto de feira de ciências

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Fazer um modelo de montanha-russa é uma excelente forma de estudar física e a ciência por trás da integridade das estruturas. Existem alguns kits disponíveis comercialmente, criados por fabricantes de brinquedos. No entanto, os kits prontos podem limitar as opções de design ou podem ser proibidos nas feiras de ciências. Verifique quaisquer regras ou parâmetros antes de escolher os materiais. Os modelos caseiros podem ser feitos a partir de diferentes materiais, mas os mais comuns são palitos de dente, placas de madeira, palitos de picolé e papel alumínio. Ao escolhê-los, considere a facilidade de uso, os custos e a portabilidade. Os de madeira geralmente não são flexíveis o bastante para construir um modelo com loopings. Determine a complexidade da montanha-russa antes de fazer sua escolha de materiais.

Instruções

Aprenda a construir uma montanha-russa para projetos de ciência (Taran Rai/Demand Media)

    Construa o modelo para a montanha-russa

  1. Antes de iniciar, revise completamente o plano de projeto da montanha-russa. Esses planos podem ser comprados em lojas especializadas ou online. Ele deve indicar as medidas específicas para o posicionamento e oferecer diretrizes passo-a-passo para a construção dos trilhos, os tipos de materiais mais apropriados e o tamanho final. Siga cuidadosamente as instruções.

    Loading...
  2. Coloque os palitos de picolé no nível do chão sobre uma base firme e segure-os com cola. A base deve ser grande o bastante para suportar a montanha-russa final sem se curvar. Madeira é o melhor material devido à sua robustez, mas pode ser pesada. Considere plástico, mas verifique se a cola não aderirá sem deslizar. Meça cuidadosamente para se certificar de que os palitos de picolé para o trilho estejam paralelos um ao outro, como trilhos de trem, para transportarem a bolinha de gude em segurança.

  3. Cole os palitos subsequentes de acordo com as instruções do projeto. Siga as instruções com cuidado para criar a montanha-russa final. Meça como é feita cada colocação. Use arames de amarrar pão para segurar cada palito no lugar antes de colá-los. Aguarde a cola secar antes de prosseguir para a camada seguinte, para evitar que os palitos se movam.

  4. Teste com a bolinha de gude. Antes de testar, espere a cola secar completamente. Teste cada camada à medida que é construída, quando o tempo permitir.

Loading...

Dicas

  • Use cola de artesanato em vez de cola branca para oferecer resistência adicional à montanha-russa. Use bolinhas de gude de diferentes tamanhos e materiais para testar a velocidade. Adicione detalhes, como paisagismo, para propósitos estéticos. Se o modelo necessitar ser transportado, escolha um tamanho que possa ser levado facilmente.

O que você precisa

  • Plano de projeto para a montanha-russa
  • Base estável
  • Palitos de picolé ou outro material para servir como trilhos
  • Cola
  • Arame de amarrar pão
  • Bolinha de gude

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...