Mais
×

Como construir móveis a partir de um barril de vinho

Atualizado em 23 março, 2017

Por volta do século 13 a.C., os celtas de comunidades ao redor do norte da Europa criaram o barril de madeira para transportar mercadorias pelo país. Hoje, os barris são usados quase que exclusivamente na produção de vinho e uísque. No formato cilíndrico e feitos de carvalho branco que transmite complexidade ao sabor dos vinhos, é possível comprar barris de armazenamento de vinho em algumas lojas especializadas. Com um pouco de trabalho e um pouco de criatividade, esses barris podem ser transformados em cadeiras e mesas para dar um tom interessante e incomum em recantos e escritórios caseiros.

Instruções

Móveis de barris de vinho dão um tempero novo ao cômodo (wine barrels image by Horticulture from Fotolia.com)
  1. Encontre dois barris de vinho de 200 litros de preferência usados, por serem mais baratos, e escolha dois que estejam em boas condições. Um será para a mesa e o outro para a cadeira. Pegue a esponja ou o pano e lave o interior e exterior do barril com água morna e sabão. Espere que ele seque completamente. Remova os rebites que servem de proteção da tábua do barril com a ferramenta adequada. Retire as tábuas e coloque-as de lado com os rebites.

  2. Meça 12 cm acima do fundo do primeiro barril com a trena e faça uma sinalização nesse ponto com o marcador. Faça isso em toda a circunferência deste tonel. Descubra a altura do segundo barril medindo-o de cima a baixo, e divida esse valor em dois para encontrar o centro do barril. Assinale nesse local em toda sua circunferência. Serre os dois barris horizontalmente nas marcas que você assinalou. O barril maior será para a mesa e o menor para a cadeira.

  3. Lixe o lado externo do primeiro barril, comece com uma lixa de madeira entre 120 a 150 e dê acabamento com uma entre 180 a 200. Retire o pó com uma esponja molhada e verifique se o barril ficou livre de sujeira.

  4. Aplique impregnante para carvalho com cor clara ou algum impregnante de sua preferência com um pincel; aplique no exterior dos dois barris. Siga as orientações da embalagem de como utilizar e o tempo necessário para secar. Aplique uma camada de verniz claro sobre o impregnante com um pincel diferente, para dar à madeira uma aparência mais brilhante e deixe secar por completo. Repita com o verniz, se achar necessário.

  5. Lixe os anéis de metal com uma lixa grossa. Remova todos os traços de sujeira com um pano molhado e pinte essas peças com a cor que desejar. Permita que sequem e os devolvam para o barril. Prenda-os com novos rebites pintados com a mesma cor das peças.

  6. Compre madeira de carvalho com um pouco mais de 1 cm de espessura e 60 cm de diâmetro mais largo do que a parte de cima do maior barril. Lixe as extremidades cortadas da madeira com lixas entre 120 e 150 e remova qualquer traço de poeira com a esponja molhada ou o pano. Aplique uma camada de verniz na parte superior, na inferior, nas laterais e nas extremidades da madeira e aguarde secar completamente.

  7. Coloque o pedaço grosso da madeira de carvalho em cima do maior barril e a centralize. Pregue-os com espaçamento de 20 cm ao redor da parte de cima da mesa. Reforce a parte de cima da mesa à parte de cima do barril. Compre uma almofada redonda e colorida de alguma loja de móveis e a coloque na parte superior do barril menor, criando um assento muito confortável. Desfrute de sua cadeira e mesa feitas de barris.

O que você precisa

  • 2 barris de vinho
  • Pano ou esponja
  • Água morna e sabão
  • Ferramenta para remover rebites
  • Trena
  • Marcador permanente de cor preta
  • Serrote
  • Lixa
  • Impregnante
  • Verniz
  • Carvalho para tampo da mesa, com pouco mais de 1 cm de espessura
  • Martelo
  • Pregos em espiral com cabeças pequenas e inoxidáveis, de 3 cm de comprimento
  • Almofada redonda
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article