Mais
×

Como construir um muro de blocos de concreto

Atualizado em 11 janeiro, 2018

Uma parede de blocos de concreto é sólida e duradoura. Uma parede não precisa ser feia e desajeitada, pois os blocos vêm em uma variedade de tamanhos e modelos, e alguns são feitos para uso específico, como peças de canto. A construção leva alguns dias, já que o alicerce precisa secar totalmente antes que o muro possa ser erguido. Um principiante pode construir um muro de blocos de concreto se tiver paciência e as ferramentas certas. O processo é fisicamente exigente, porém simples.

Instruções

Parede construída com blocos de concreto (US Concrete)
  1. Calcule quantos blocos precisará, dividindo o comprimento da parede pelo comprimento do bloco e multiplicando pelo número de fileiras, ou camadas, que você vai erguer. Inclua na estimativa os blocos de canto se for usá-los.

    Modelos de bloco
  2. Faça uma forma de tábuas 2x4 e estacas de madeira para derramar concreto no alicerce. Ele deve ter o dobro da largura e ser duas vezes mais profundo que a espessura da parede. Use o nivelador para averiguar se a forma do concreto está nivelada ou ajustá-la, se necessário.

  3. Derrame o alicerce. Preencha a forma com concreto e passe uma tábua na parte superior para nivelá-la. Preencha todos os pontos desnivelados. Deixe o concreto secar por alguns dias e remova a forma.

    Forma de concreto
  4. Se seu muro tiver cantos, construa uma forma em cada canto depois do concreto secar. Quando você começar a erguer o muro, o primeiro bloco será colocado no canto e a forma servirá de guia.

  5. Espalhe argamassa, com aproximadamente 2,5 cm de profundidade e 20 cm de comprimento, pela extensão de três ou quatro blocos, começando de um canto ou de uma extremidade. Lembre-se que o primeiro bloco deve estar posicionado corretamente, pois todos os outros blocos estarão alinhados com ele.

  6. Use uma espátula para aplicar a argamassa e raspar excesso. De vez em quando mexa a argamassa para evitar que seque.

    Espátula
  7. Reboque, por fora, três ou quatro blocos, começando do canto ou de uma extremidade. Verifique com um nivelador e firme os blocos no lugar. A argamassa entre os blocos deve ter 1 cm de largura. Se precisar fazer alguns ajustes em áreas irregulares, a argamassa pode ter 1,3 cm naquele lugar.

  8. Faça a mesma coisa na outra extremidade do muro. Em seguida, estenda um barbante no intervalo de um canto ao outro. Amarre em algo pesado nas pontas para mantê-lo esticado. Use esse barbante como guia para completar a primeira fileira de blocos.

  9. Continue erguendo o muro dessa maneira até a altura desejada. Verifique frequentemente com um nivelador e use um barbante como guia em cada fileira. Conclua a parte superior preenchendo os buracos com concreto, alisando com uma espátula.

Dicas

  • Os blocos podem ser cortados com uma talhadeira e um martelo. Para evitar quebrar blocos, ajuste o desenho de seu muro para acomodar somente blocos inteiros e de canto.

Aviso

  • Em dias quentes, mantenha a argamassa coberta para que não seque.
  • Não mexa mais argamassa do que você usará em duas horas.
  • Muros de contenção ou muito altos devem ser reforçados com vergalhões.
  • Verifique se o muro não interromperá um curso d'água.

O que você precisa

  • Espátula
  • Blocos de concreto
  • Argamassa
  • Nivelador
  • Talhadeira
  • Martelo
  • Tábua de madeira 2x4
  • Concreto
  • Barbante
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article