on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Como construir um muro de retenção cantilever

Atualizado em 22 julho, 2017

Uma parede de retenção cantilever é um muro autônomo que não tem suporte no topo. Esta estrutura é projetada para reter o solo ao longo de uma encosta ou terra inclinada. O produto acabado se assemelha a um T de cabeça para baixo, onde o topo do T fica enterrado para servir de apoio. Os materiais comumente usados ​​para construir esse tipo de muro são: pedra, madeira ou concreto.

Instruções

Construir um muro de retenção cantilever requer planejamento adequado (Creatas/Creatas/Getty Images)
  1. Determine a localização do muro de retenção. Uma vez que este tipo de parede é, normalmente, funcional, ao invés de apenas decorativa, escolha um local mais adequado para ela conter solo e, quando necessário, crie um local de nível na parte superior da parede.

    Loading...
  2. Determine o tamanho e a forma da parede. Tire as medidas da parede que pretende construir, incluindo altura e largura. Esses fatores ajudarão a decidir o tamanho que o pé do muro precisará ter para suportá-lo corretamente.

  3. Será preciso considerar a quantidade de pressão que o muro sustentará. Também, pense sobre a drenagem da área. A estrutura do muro deve ser maior e mais forte, se ele tiver que reter água (além do solo) durante tempestades.

  4. Escolha o tipo de material que será usado na construção do muro e fundação. A altura da parede será determinante para a escolha do material: se a parede for maior do que 1,5 m; o concreto é a melhor escolha para a base, mesmo que ela acabe sendo construída de outro tipo de material.

  5. Planeje a profundidade. Por exemplo, as paredes com mais de 1,5 m de altura devem ter uma fundação de concreto de 60 a 90 cm abaixo do solo. Ao planejar a fundação, procure mantê-la centralizada em relação ao local a partir do qual o muro será levantado.

Loading...

Dicas

  • Planeje a funcionalidade do muro, antes de concluir o plano. O planejamento o ajudará a descobrir, antes de cavar, se a parede estará em uma área segura.
  • Se o solo onde irá trabalhar é irregular, comece no seu ponto mais baixo e construa o muro cruzando a encosta, não acompanhando o declive.

Aviso

  • Veja se você precisa de alguma licença para construir este tipo de estrutura em sua propriedade, principalmente se o muro pretende ser maior do que 1,5 m.
  • Tenha cuidado para não construir uma estrutura que faça a água escoar para a fundação de sua casa.

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...