Mais
×

Como construir uma Les Paul Custom

Atualizado em 19 julho, 2017

A Les Paul é originalmente uma guitarra da Gibson, que recentemente comprou a marca Epiphone, oferecendo modelos de Les Paul mais baratos. Enquanto as guitarras Les Paul possuem uma qualidade própria, as Gibson são feitas com peças melhores, tornando-as mais caras. Um obstáculo nos estoques da Les Paul é que nem sempre elas são feitas de acordo com a preferência pessoal do músico. Entretanto, qualquer guitarrista pode construir, ou criar uma Les Paul do jeito que quiser.

Instruções

Peças de qualidade são importantes no resultado final (Creatas/Creatas/Getty Images)
  1. Consiga uma Les Paul customizada no site Warmoth.com ou no Ed Roman's Guitars, selecionando cada peça que você quiser para a sua guitarra. Você também pode construí-la você mesmo, economizando bastante dinheiro na compra de peças usadas.

  2. Escolha a madeira e o tipo de corpo para Les Paul que você deseja. Grande parte dos corpos de Les Paul são padrões, contudo, existe a opção de se ter cutaway em ambos os lados do corpo ao invés de só um. Quanto a madeira, a grande maioria dos corpos de guitarra são feitos de alder. Entretanto, ash, maple ou walnut podem ser usados, apesar de custarem um pouco mais caro.

  3. Escolha seu braço personalizado da guitarra. A Les Paul possui um headstock padrão retangular, porém, o raio do braço, a madeira da escala e suas marcações são todas opções que você pode customizar. Um raio de 25 cm é o mais comum. Contudo, o raio pode variar de 18 cm para até 40 cm. O que for mais confortável para você, além do tamanho de suas mãos, é o que você precisa saber para escolher um tamanho perfeito.

  4. Escolha os captadores (que são provavelmente a parte mais importante de uma Les Paul). Os captadores são imãs dentro da guitarra que pegam a vibração das cordas, real responsável por fazer o som da guitarra. Os P-90 são os captadores mais comuns para Les Paul, mas você pode usar humbuckers ou pagar um pouco mais para obter uma captação EMG, que é considerada por muitos a melhor captação para Les Paul.

  5. Termine a customização de sua Les Paul escolhendo a pintura. Pode ser tão simples como uma cor única para a guitarra toda, ou a combinação de várias cores diferentes, como a Sunburst de três cores, ou um design personalizado, ou você pode apenas deixar a cor da madeira original e cobrir com uma película.

  6. Comece a montar sua Les Paul parafusando o braço no corpo, na placa de encaixe com os quatro parafusos que vieram junto. Após isso, parafuse o escudo. Caso você não saiba soldar, pode-se comprar um escudo com os captadores já instalados. Por fim, encordoe com as tarrachas que estão localizadas no headstock da guitarra.

bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article