on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Como construir uma pérgola para kiwi

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

O kiwi, também conhecido como groselha chinesa, contém potássio, vitamina C, fibras e vitamina E. O fruto tem sido exportado da Nova Zelândia e do sudeste da Ásia desde a década de 1950, mas o kiwi também podem ser cultivado em seu quintal - diversas variedades podem ser cultivadas em quase qualquer clima ou ambiente. Cultive kiwi utilizando um sistema de condução, como uma pérgola, no jardim.

Instruções

Doces, os kiwis frescos têm uma ótima textura para fazer sobremesas (kiwi et kiwi image by Gabriel-Ciscardi from Fotolia.com)
  1. Escolha um lugar para sua pérgola, que esteja localizado em pleno sol, longe de áreas onde há ventos fortes. O solo deve ser bem drenado. Cave quatro buracos uniformemente espaçados para os postes, no formato quadrado. Faça os buracos de 45 a 61 centímetros de profundidade, com um diâmetro apenas um pouco maior do que o dos postes de madeira (para ter um encaixe mais apertado). Quando estiver fazendo o espaçamento dos postes, tenha em mente o tamanho da pérgola que você quer. Em média, no caso do kiwi, elas têm entre 90 e 150 centímetros de largura.

    Loading...
  2. Divida o cascalho igualmente. Utilize mais para solos que são soltos e macios, e menos para solos mais duros, como solos argilosos. Faça uma camada de cascalho no fundo de cada buraco para ter mais atrito.

  3. Coloque os postes de madeira nos buracos, um de cada vez. Empurre cada um até que o poste chegue ao fundo do buraco e tenha contato com o cascalho. Se o poste resistir, gire-o no sentido anti-horário para colocá-lo todo para dentro.

  4. Perfure três furos igualmente espaçados na frente de cada poste. Coloque uma porca em cada furo e, em seguida, introduza os parafusos.

  5. Passe o fio através da primeira fileira dos olhos, deixando-o esticado pelos quatro postes. Segure-o apertado e, então, corte-o com o cortador de fios. Enrole o fio algumas vezes ao redor do topo do poste para prendê-lo. Repita este processo com a segunda e terceira fila, para criar a parte superior da pérgola, onde o kiwi, posteriormente, irá atravessar e ligar-se com as outras plantas.

  6. Plante as mudas de kiwi de acordo com as instruções da variedade que você está plantando, no canto do lado de fora de cada poste. Para ter pouca cobertura, plante uma muda de kiwi em cada lado da pérgola, entre os dois postes. Para ter o máximo de cobertura, plante quatro mudas de kiwi, uma na base de cada poste da pérgola. Amarre as mudas de kiwi sem prender muito, com amarras para plantas, em qualquer lugar possível nos postes de madeira para começar a guiá-las.

Loading...

O que você precisa

  • Luvas de jardinagem para serviços pesados
  • Escavador para os postes
  • 900 a 1.400 gramas de cascalho
  • Fio de aço galvanizado
  • Alicate cortador de fios de metal
  • 12 parafusos de olho grande
  • 4 postes, de 10 x 10 centímetros, com 2,00 a 2,40 metros de comprimento
  • Furadeira e broca
  • Duas a 4 mudas de kiwi
  • Amarras para plantas

Referências

Loading ...
Loading ...