Como construir uma piscina com blocos de concreto

Escrito por lynne haley rose | Traduzido por andré schwarz
Como construir uma piscina com blocos de concreto

Uma piscina nova pode atrair toda a vizinhança

Aerial View of Swimmers in Summer Pool image by nextrecord from Fotolia.com

Se você acredita que nunca conseguiria poupar dinheiro o suficiente para comprar a piscina que sua família há tempos vem pedindo, experimente construí-la por conta própria com blocos de concreto. Eles são ocos por dentro e, portanto, podem ser preenchidos com mais concreto, o que permite que a piscina fique bem integrada e com uma estrutura sólida. Com esse método há também a liberdade de se determinar as dimensões e profundidade, o que possibilita, por exemplo, construir um modelo de uma raia para toda a vizinhança. Com o planejamento e o espaço no quintal adequados, bem como certos serviços profissionais à parte, é possível construir uma piscina que não deixa nada a desejar.

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Lugar escavado para a piscina
  • Tábuas de 38 por 89 mm
  • Blocos de concreto
  • Nível
  • Fios de prumo
  • Argamassa
  • Espátula de alvenaria
  • Tubos
  • Cascalho
  • Tecido de fibras metálicas
  • Vergalhão de aço
  • Cimento
  • Azulejos ou outro tipo de revestimento

Lista completaMinimizar

Instruções

  1. 1

    Faça uma base cimentada ao longo do perímetro do buraco escavado, por cima da qual serão colocados os blocos de concreto. Ela deverá ter 7,5 cm de espessura e 20 cm de largura. Use pedaços da tábua de 38 por 89 mm para criar barreiras de contenção para o concreto. Elas deverão ser removidas após ele secar.

  2. 2

    Prepare a argamassa. Aplique uma camada por cima da base de cimento e alise-a com a espátula. Faça isso em um pedaço de cada vez e coloque blocos de concreto 20.45 por cima. Esse tipo de bloco só será utilizado na primeira fileira para permitir que a massa de concreto, que será depois aplicada, flua bem do fundo da piscina para os primeiros blocos sem juntas dos muros. Os blocos de concreto têm duas cavidades em seu interior e formam um "E" cujas saliências o concreto pode entrar. Os blocos deverão ser colocados de forma a encostar um no lado do outro, sem a adição de argamassa entre eles. Sempre confira se eles estão devidamente retos com o nível. Para ver se toda a fileira de blocos está nivelada, estenda um fio de prumo da ponta do primeiro bloco ao final do último.

  3. 3
    Preparado para o mergulho?

    feet out of water image by sonya etchison from Fotolia.com

    Coloque então a segunda fileira, que deverá ter blocos 20.48 — os blocos "H" — e, nas pontas, blocos 20.21 para comportar vigas de ligação lateral em cada ponta. Esses blocos laterais devem ter lados e um fundo que possam ser removidos ou derrubados para posteriormente comportar o fluxo de cimento. Derrube o fundo daquele que esteja adjacente ao lado seguinte da piscina. As juntas entre essa e qualquer fileira subsequente devem ser reforçadas com argamassa. Termine a fileira colocando argamassa por cima e cubra-a com mais blocos para formar a próxima. Repita o processo até a penúltima fileira. Durante essa empreitada, os blocos devem ser protegidos contra a umidade e precisam ser cobertos à noite ou em caso de chuva para permanecerem secos. Também é preciso remover os excessos de argamassa das paredes enquanto elas são construídas.

  4. 4

    A última fileira deverá conter blocos 20.62, que têm forma de "C". Os lados abertos deverão ficar voltados para fora para que a parede se encaixe a ladrilhos de apoio ou a uma passarela de concreto. Esses blocos 20.62 devem ser colados à fileira de baixo com uma cola à prova d'água especialmente projetada para isso. Também aplique cola entre os blocos dessa última fileira e deixe de colocar um ou dois deles para formar uma fenda para a escumadeira em uma das extremidades da piscina.

  5. 5

    Chame um encanador para instalar os canos do ralo e do filtro. Ele não deverá colocá-los dentro dos muros, mas sim por debaixo deles para não formar bolsas de ar que comprometam a resistência da estrutura.

  6. 6
    Já está pronto?

    boy in swimming-pool image by Marzanna Syncerz from Fotolia.com

    Coloque cascalho no fundo da piscina formando uma camada de cerca de 7,5 centímetros. Coloque também uma barreira plástica de vapor, já cortada sob medida, por cima dessa camada e cubra-a com as malhas metálicas. Coloque barras de vergalhões em forma de "L", com uma ponta dentro da parede e outra ligada ao reforço de malha metálica. Coloque um vergalhão de aço que vá desde a base da parede até o topo dos blocos de concreto. Se for necessário, consulte um especialista no material.

  7. 7

    Chame um caminhão de cimento para cobrir o fundo da piscina com o material. Os técnicos responsáveis deverão mexer a substância para posicioná-la devidamente e também encher a fileira de blocos da base das paredes. A não ser que você já saiba como fazer acabamentos de cimento, delegue a tarefa a eles para que o piso fique ligado à primeira fileira das paredes. A junção entre um e outro deverá ser curvada e não conter nenhuma fenda. Coloque mais cimento por cima dos blocos, enchendo-os completamente e eliminando eventuais bolsos de ar.

  8. 8
    Sim! Fizemos nós mesmos!

    good looking couple in the pool image by Galina Barskaya from Fotolia.com

    Deixe o cimento secar completamente e chame um empreiteiro para rebocar, pintar ou colocar azulejos no interior da piscina. Quando tudo estiver pronto, encha-a de água.

Não deixe de ver

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media