Mais
×

Como construir uma plataforma de palco

Atualizada July 20, 2017

As pessoas que assistem aos concertos ou artistas nunca se preocupam com o palco até que algo dá errado. A chave para construir plataformas funcionais e seguras consiste em considerar o palco como um sistema completo e tomar o devido tempo para construir seus componentes de forma adequada.

Instruções

Utilize madeira compensada resistente para construir o palco (Thinkstock/Comstock/Getty Images)

    Plataformas simples

  1. Projete o tamanho e a forma do seu palco. Divida o projeto em seções métricas de 1,2 por 1,2 m. Parcele áreas menores de 0,6 por 1,2 m, de 60 cm por 60 cm, e assim por diante. Por exemplo, se precisa de um palco de 3 por 2,4 m, você construirá seis plataformas: quatro de 1,2 por 1,2 m e duas de 0,9 por 1,2 m. Você poderia construir plataformas de 1,2 m por 2,5 m, mas elas são muito pesadas e não tão fáceis de transportar.

  2. Corte a madeira compensada de 2 cm nas medidas requeridas. As madeiras de 1,2 por 2,4 m são mais baratas, mas as placas de 1,2 metros quadrados são mais fáceis de transportar e podem até mesmo economizar o trabalho pelo número menor de cortes necessários.

  3. Construa uma estrutura em forma de caixa para cada placa de compensado, seguindo a dimensão exterior. O compensado deve estar nivelado com o borde, sem saliência. Coloque uma madeira serrada de 5 cm x 15 cm sobre uma superfície plana, com as placas posicionadas em forma mais elevada. As vigas ficam flexíveis demais se são usadas de outra maneira.

  4. Fixe as vigas com parafusos ou pregos de 6 cm em cada ponto de contato, formando uma junta projetada. Fixe as juntas com cola de construção para minimizar o rangido.

  5. Junte mais vigas para que a madeira compensada nunca fique em 60 cm sem suporte. Uma estrutura acabada de 1,2 metros quadrados terá duas placas paralelas de 1,2 m ligadas a duas vigas ligeiramente mais curtas para criar um quadrado; a medição mais curta conta para a largura das duas placas longas. Uma terceira viga deve dividir ao meio e prolongar-se às vigas mais curtas para assegurar que os fixadores vão em várias direções.

  6. Use uma pistola de calafetagem para aplicar a cola de construção no topo das vigas em um padrão de ondas. Deixe a madeira compensada no topo da estrutura e anexe com grampos, pregos ou parafusos de 5 cm. Tente centrar todos os fixadores na viga. Para uma plataforma menos permanente, não cole, mas o produto final ficará mais ruidoso.

  7. Anexe a madeira serrada de 5 cm x 15 cm dentro dos quatro cantos como pernas, para adicionar altura à plataforma. Para a maioria das aplicações, corte as pernas no mesmo comprimento e use um calço para nivelar a plataforma. Anexe as pernas com pinos para dar maior resistência e facilidade de desarme e remontagem. Se usa parafusos, fixe-os a partir da estrutura para as pernas, e não ao contrário.

  8. Junte as plataformas usando parafusos, pinos ou braçadeiras, para criar um sistema estável. Tome especial cuidado ao juntar as plataformas niveladamente. A superfície deve ficar macia, sem brechas ou bordas que possam fazer com que os artistas tropecem.

  9. Erga a plataforma e pinte a superfície e os lados visíveis para um único evento. Se o palco será movido e reconstruído, pinte cada plataforma antes da montagem. Forneça um desenho técnico para a construção do palco, colocando rótulos debaixo das seções.

Coisas Necessárias

  • Madeira compensada de 2 cm
  • Madeira serrada para estruturas de 5 cm por 15 cm
  • Serra elétrica portátil
  • Broca, pregador ou martelo
  • Pregos ou parafusos de 6 cm
  • Grampos, cravos ou parafusos de 5 cm
  • Porcas e pernos de 9 mm (opcional)
  • Cola de construção (opcional)
  • Pistola de calafetagem (opcional)
  • Pintura (opcional)
bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article