Mais
×

Como construir uma ponte de palitos de picolé sem usar cola quente

As pontes feitas de palitos de picolé são usadas em muitos projetos educacionais, como uma entrada para a engenharia e a construção estrutural. Os palitos de picolé agem como o bloco básico da construção de pontes, que podem ter modelos tão variados quanto as pontes reais. Eles podem ser presos com cola quente, mas muitos outros tipos também funcionam, incluindo a cola de madeira e a cola branca. Todas as pontes de palitos de picolé, independentemente do modelo, são feitas de combinações de palitos colados para criar ferramentas estruturais, como vigas, planos triangulares, chamados de treliças, e estradas.

Instruções

Use a cola branca na construção de pontes (NA/AbleStock.com/Getty Images)

    Modelo e estrutura

  1. Olhe para a imagem de uma ponte, como uma feita de treliças. Isso dará uma visão do modelo da construção que você deseja replicar.

  2. Coloque três palitos de picolé ao lado de uma régua para alinhá-los em linhas retas. Passe um fio de cola sobre os palitos e pressione outro palito por cima. Passe a cola sobre a maioria dos palitos e coloque um palito sobre o outro.

  3. Coloque o grampo prendedor em cada pilha de palitos, enquanto a cola seca. Ele fortalece o vínculo entre os palitos e a cola.

  4. Corte um palito ao meio. Alinhe três pilhas de palitos ao lado da régua, ponta redonda com ponta redonda. Cole um meio palito de forma nivelada no espaço onde duas pontas se encontrem. Cole outro meio palito no segundo lugar onde duas pilhas de palito se encontrem. Isso une as três pilhas, formando uma viga tipo I em sua ponte. Coloque um grampo nas pilhas, enquanto elas secam.

  5. Repita os Passos 2 a 4 para criar quatro vigas de tipo I. Elas têm a grossura de três pilhas de palitos e o comprimento de três palitos.

  6. Alinhe dois palitos de picolé com a régua, ponta redonda com ponta redonda. Cole dois palitos sobre cada um para criar duas pilhas. Faça com que cada pilha tenha a grossura de três palitos. Prenda as pilhas, enquanto a cola seca.

  7. Corte um palito ao meio e cole-o sobre as duas pilhas, como feito no Passo 4, e prenda os palitos, enquanto a cola seca. Isso cria uma viga tipo II, com a grossura de três pilhas de palitos e o comprimento de dois palitos. Faça duas vigas tipo II.

  8. Coloque uma viga tipo II plana sobre uma superfície e coloque uma viga tipo I paralela a ela, ligeiramente mais perto de você.

  9. Cole seis palitos de picolé no formato de três triângulos que fiquem sobre as vigas. Faça o primeiro triângulo, de modo que as pontas da aresta mais à esquerda repousem sobre as pontas da viga tipo II (superior) e do tipo I (inferior). Organize os triângulos, de modo que as pontas de todos os seis palitos de picolé toquem toda a faixa de vigas. Isso une as vigas e assemelha-se à lateral da ponte de treliça.

  10. Prenda os seis palitos e deixe a cola secar. Repita o padrão de triângulos, colando seis palitos no lado oposto das vigas. Faça os triângulos do lado oposto combinarem com a disposição do primeiro lado trabalhado. Isso cria uma parede da ponte.

  11. Repita os Passos 9 e 10 para fazer outra parede da ponte de palitos.

  12. Coloque duas vigas tipo II lado a lado, como uma trilha, para que a distância entre elas seja do comprimento de um palito. Cole uma sequência de palitos sobre as vigas, para que as bordas planas fiquem lado a lado, para formar a estrada da ponte. Use o grampo nas bordas da estrada, enquanto a cola seca.

  13. Coloque uma parede plana em sua superfície de trabalho e coloque uma tira de cola no trilho inferior. Pressione a estrada de palito contra a cola e segure até secar. Repita isso e adicione a segunda parede ao outro lado da estrada. Isso forma uma ponte de aproximadamente 35 palitos de largura.

  14. Repita os Passos 2 ao 13 para construir pontes mais longas.

Dicas

  • Teste a capacidade de peso de sua ponte com pesos pequenos.
  • Use modelos diferentes para fabricações mais fortes, como, por exemplo, criando pilhas mais grossas.

O que você precisa

  • Imagem da ponte
  • 114 palitos de picolé
  • Cola branca
  • Grampos prendedores
  • Régua
  • Tesoura artesanal
  • Serra / lixa
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article