Mais
×

Como construir um portão grande de madeira

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Os portões de madeira ajudam a tornar a sua propriedade mais atrativa e mais segura. Se você está construindo uma porta no caminho, uma entrada da garagem ou uma entrada grande, o portão terá de ser muito grande e resistente para se sustentar. As colunas e os postes da cerca também devem ser construídos adequadamente para suportar o torque produzido por portas deste tamanho.

Instruções

Os grandes portões precisam de suportes de alta resistência (Thinkstock/Comstock/Getty Images)
  1. Meça a abertura para a qual você vai construir o portão.

  2. Corte peças de 5x15 cm para a estrutura. Se a abertura tem de 2 metros de largura e você deseja construir um portão de 1 metro de altura, você vai precisar de duas peças de 1,95 m de comprimento e duas de 1 m.

  3. Junte e fixe as quatro peças de 5x15 cm formando um retângulo com dimensões exteriores de 2x1 m. Utilize dois parafusos de 7,5 cm em cada canto.

  4. Instale mais duas tábuas de 5x10 cm no meio, se estendendo diagonalmente de um canto ao outro, criando um X. Este desenho vai impedir que o portão ceda sob seu próprio peso. Coloque a prancha de 5x10 cm em forma diagonal de um canto ao outro, e marque o local onde ela cruza o canto. Corte-a com uma serra circular de modo que fique encaixada dentro das dimensões interiores da estrutura. Faça o mesmo com a segunda tábua de 5x10 cm, cortando-a em duas partes para que ela caiba em cada lado da primeira diagonal que você instalou.

  5. Proteja o portão com placas verticais fixadas na estrutura, utilizando parafusos de 5 cm. Deixe a armação sobre uma superfície plana, e depois, coloque placas de 2,5 cm de espessura e 1 m de comprimento. Atarraxe as placas na estrutura fixando quatro parafusos através de cada uma: dois em cada trilho superior e inferior. Depois disso, corte-as nas dimensões dos trilhos usando uma serra circular.

  6. Fixe o portão ao poste, usando duas dobradiças resistentes, uma montada 10 cm abaixo da borda superior e a outra 10 cm acima da borda inferior. Fixe-as na lateral da estrutura, usando parafusos de 7,5 cm. Prenda o portão no poste e aparafuse os outros lados das dobradiças. É recomendado ter alguém para ajudá-lo a segurar o portão enquanto você trabalha fixando as peças na madeira.

  7. Mantenha o portão fechado, instalando um trinco resistente no batente lateral que se conecta com o pilar, do lado oposto as dobradiças.

O que você precisa

  • Fita métrica
  • Madeira serrada de 5x15 cm
  • Placas de 2,5 cm de espessura
  • Parafusos de 7,5 cm
  • Parafusos de 5 cm
  • Broca
  • Serra circular
  • 2 dobradiças
  • Trinco
bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article