Como construir prateleiras e gavetas para a sua cozinha

Escrito por mary jane | Traduzido por dyogo victor amorim
Como construir prateleiras e gavetas para a sua cozinha

Sua cozinha poderá ficar bem mais prática com prateleiras e gavetas deslizantes

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

Prateleiras deslizantes e gavetas rolantes possuem várias similaridades, tanto no design quanto na construção, e uma das grandes diferenças entre elas é que as gavetas possuem painéis deslizantes ao invés de uma prateleira de superfície plana. Construir gavetas e prateleiras deslizantes para a sua cozinha é uma solução simples e efetiva para o armazenamento de itens maiores na sua cozinha sem ter que se ajoelhar e procurar nas gavetas do seu gabinete. Pelo contrário, essas soluções simples permitem que você economize tempo e permaneça organizado na cozinha.

Nível de dificuldade:
Moderado

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Uma folha de compensado com 2,5 cm de espessura
  • Fita métrica
  • Lápis
  • Régua
  • Serrinha de dois lados
  • Martelo
  • Pregos de aproximadamente 5 cm
  • Trilhos com 2,5 cm de largura, com um conjunto por gaveta ou prateleira (trilhos base e o componente para deslize)
  • Parafusos de meia polegada
  • Chave de fenda
  • Nível de pedreiro

Lista completaMinimizar

Instruções

  1. 1

    Remova todos os itens do gabinete que estiverem no local em que as prateleiras e gavetas deslizantes serão instaladas. O gabinete precisa estar completamente vazio, incluindo quaisquer gavetas nele presentes. Remova as prateleiras usando a serra ou removendo quaisquer presilhas que mantenham o gabinete no lugar.

  2. 2

    Coloque a fita métrica dentro do gabinete para obter as dimensões. O comprimento é a distância horizontal entre os dois painéis laterais, enquanto que a largura é a distância entre o painel de trás e a frente do gabinete. Anote-as.

  3. 3

    Ajuste as dimensões para caber no gabinete. Subtraia 2,5 cm do comprimento total para criar espaço para o deslizamento, e novamente pelo menos 2,5 cm da largura, para que a gaveta ou prateleira não atinja a parte de trás do painel ou porta dentro do gabinete.

  4. 4

    Coloque a folha de compensado em uma superfície plana e desenhe dois painéis de fundo com o lápis e a régua — uma para a gaveta e outra para a prateleira. Para a gaveta, desenhe dois painéis adicionais com as dimensões ajustadas e uma altura de aproximadamente 5 cm. Desenhe duas extremidades de painel medindo 5 cm de altura, menos os 5 cm dos painéis laterais.

  5. 5

    Corte todos os seis painéis usando a serra e siga as linhas do lápis igualmente para obter um corte padrão. Lixe as pontas e lados para eliminar rachaduras e desníveis.

  6. 6

    Coloque os painéis de dois lados paralelamente na parte de 2,5 cm e, então, as extremidades dos painéis no meio perto das pontas, de forma que uma caixa retangular tenha sido criada. Pregue os cantos usando os pregos de aproximadamente 5 cm e um martelo. Coloque um dos painéis do fundo no topo da armação para criar uma gaveta, adicionando pregos ao perímetro e espaçando-os em pelo menos 2,5 cm.

  7. 7

    Separe os trilhos deslizantes para que você tenha uma trilha base que possua uma superfície plana, com buracos para a instalação da prateleira ou cômoda. Faça isso no segundo par de trilhos, para que você tenha um total de quatro bases e quatro trilhos.

  8. 8

    Alinhe os trilhos laterais da prateleira e instale-os usando os parafusos e a chave de fenda. Repita esse passo com a gaveta, para que os trilhos se alinhem com o painel de fundo da gaveta — não os painéis laterais da gaveta. Use o mesmo método de instalação.

  9. 9

    Usando a fita métrica, um lápis e um nível de pedreiro, determine a localização da gaveta e da prateleira em sua cozinha. Instale uma das duas perto do fundo do gabinete, enquanto a outra deverá estar perto do meio do gabinete, para que as duas tenham um espaço total de aproximadamente 25 cm acima da superfície. Desenhe uma linha horizontal de lápis usando o nível para que a linha fique reta e repita o processo usando a mesma altura, para que tanto a prateleira quanto a gaveta tenham uma linha de cada lado.

  10. 10

    Alinhe um trilho em uma das linhas de lápis e instale na lateral do gabinete usando pregos e chave de fenda, repetindo esse passo até que os quatro trilhos estejam instalados nas linhas desenhadas a lápis. Insira a prateleira e a gaveta em um conjunto de trilhos base, de forma que ambas estejam devidamente instaladas em seu armário.

Dicas & Advertências

  • Prateleiras deslizáveis são usadas para guardar itens de cozinha grandes, como potes, panelas e aplicações para a mesa, enquanto gavetas deslizantes são usadas para itens menores, como rolos de madeira, temperos e conchas, pacotes de molho ou pacotes de aveia, latas de comida ou massas. Caixas de madeira poderão criar ainda mais organização dentro da gaveta deslizante.

Não deixe de ver

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2015 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media