Mais
×

Como construir seu próprio canivete Suíço

Atualizado em 20 julho, 2017

Em 1891, Karl Elsener começou a produzir canivetes personalizados para o exército Suíço. Hoje em dia, esse símbolo é famoso mundialmente por suas combinações com várias ferramentas, por aparatos especiais como saca-rolhas, cortadores de unha e tesouras. Para garantir que o canivete atenda todas a suas necessidades, você pode fazer o seu. É um pouco difícil porém não impossível. As partes estão todas disponíveis para compra, você só precisa uni-las.

Instruções

O saca-rolhas é um utensílio padrão do canivete Suíço. (couteau suisse image by danimages from Fotolia.com)

    Preparação

  1. Defina o tamanho do canivete que será produzido. Os padrões da Victorinox são de aproximadamente 91 milímetros de comprimento e 20 de largura, os modelos menores são de 58 milímetros por 15 de largura. Modelos da Wenger têm comprimentos de 65 milímetros, 85 milímetros e 130 milímetros.

  2. Selecione os utensílios que achar mais úteis. Os itens mais comuns além das lâminas são pinças, palitos, furadores, abridores de lata, saca-rolhas, chaves de fenda, chaves Phillips, lixas de unha, tesouras, serras, limas, ganchos, lupas, canetas esferográficas, escamadores de peixes, chaves sextavadas, alicates, e chaveiros.

    Algumas peças podem ser mais difíceis de encontrar que outras, então é sempre bom tomar nota do que precisou adquirir, especialmente se está começando sem nada.

    As lâminas são feitas de aço inoxidável e têm nível de dureza (Rockwell C) igual a 56. As serras, tesouras e limas têm nível de dureza RC 53, os abridores de lata e furadores têm RC 52, saca rolhas e molas tem RC 49. Os espaçadores internos são feitos de liga de alumínio (para serem leves) e os rebites e buchas são de latão.

  3. Escolha a melhor cor para as alças laterais de acordo com seu gosto. Embora os mais comuns sejam vermelhos, há muitas outras cores, texturas e formas à escolha.

    Montagem

  1. Todas as peças serão montadas e colocadas em rebites de latão. As primeiras peças são geralmente um espaçador de alumínio e uma mola plana de aço, seguidos por uma camada de ferramentas. O abridor de lata, furador de metal e as chaves de fenda são geralmente as primeiras ferramentas colocadas. O gancho e a tesoura são geralmente colocados na segunda camada e assim por diante. Esse processo se repete até que todas as ferramentas escolhidas sejam alinhadas e o espaçador final seja colocado.

  2. Uma vez montado, prenda as partes de metal com as buchas de latão aos rebites. Use alicates para cortar possíveis excessos dos rebites e deixá-los rentes às buchas, então nivele com um pequeno martelo.

  3. Após montar as partes de metal, as lâminas devem ser afiadas até um ângulo de 15 graus, resultando em um ângulo de 30 graus em forma de "V". O ângulo das lâminas pode ser conferido com um laser específico.

  4. Pressione as alças laterais contra as buchas até que fiquem firmes o suficiente para passar segurança. Para uma medida extra de segurança, posicione o canivete montado na prensa e aperte o conjunto todo.

Dicas

  • Um componente a ser fortemente considerado é a agulha de costura do canivete. Esse item não pode ser subestimado, pois é extremamente útil em acampamentos ou em problemas com itens de seu guarda-roupas.

Aviso

  • Seja cuidadoso, especialmente quando estiver trabalhando com lâminas e ferramentas.

O que você precisa

  • Selecione os utensílios a seu gosto
  • Rebites de latão
  • Espaçadores de liga de alumínio
  • Molas de aço planas
  • Buchas de latão
  • Alças laterais
  • Molas de aço
  • Amolador de lâminas
  • Alicate
  • Laser refletor para medir ângulos
  • Prensa
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article