Mais
×

Como construir seu próprio trem de madeira sem gastar muito

Atualizado em 17 maio, 2018

Um belo trem de brinquedo pode ser construído a partir de peças e pinos de madeira. Madeiras macias como pinho e mogno são fáceis de trabalhar, enquanto as mais rígidas como carvalho ou bordo são mais resistentes em mãos de crianças. As rodas podem ser compradas em lojas de modelismo ou feitas em casa com uma furadeira e broca de 3/4". O trem pode ser pintado, tingido ou envernizado antes ou depois da montagem final das peças.

Instruções

Trem de madeira (BananaStock/BananaStock/Getty Images)

    A locomotiva

  1. Com a serra de arco, corte um pedaço de madeira de 2 cm² por 10 cm de comprimento para formar a base da locomotiva.

  2. Ainda com a serra de arco, corte outro pedaço de madeira de 2 cm² por 2,5 cm de comprimento para formar a cabine do maquinista.

  3. Corte um pino de 2 cm por 5 cm de comprimento com a serra de arco. Isso será a parte do motor da locomotiva. Passe uma lima por todo o comprimento do pino para deixar o fundo plano.

  4. Em cima do pino que é o motor, cave um pequeno buraco de 3 mm de profundidade com uma broca de 1/4" a 6 mm da frente do pino. Fure outro buraco a 6 mm do primeiro. Esses buracos serão para as chaminés.

  5. Corte dois pinos de 6 mm de comprimento por 6 mm de diâmetro. Esses pinos serão as chaminés. Aplique cola na ponta de cada peças e encaixe-as nos buracos do pino do motor.

  6. Corte uma folha de madeira de 3 mm por 2,5 cm de largura e 7,5 cm de comprimento com a serra de arco. Ponha o pino do motor e o compartimento do maquinista lado a lado sobre essa peça plana. Sob essa peça plana, ponha a base da locomotiva de 10 cm.

  7. Corte uma folha de madeira de 3 mm por 2,5 cm de largura e comprimento com a serra de arco. Ponha essa peça no topo do compartimento do maquinista para formar o teto.

  8. Lixe quaisquer partes ásperas antes e então aplique a cola em todas as partes para montá-las. Use duas prensas para mantê-las juntas, uma para o compartimento do motor e a outra para a porção arredondada da locomotiva. Deixe a cola secar de um dia para o outro.

    Vagões

  1. Com a serra de arco, corte dois pedaços de madeira de 2 cm² por 5 cm de comprimento.

  2. Corte uma folha de madeira de 3 mm por 2,5 cm de largura e 5 cm de comprimento com a serra.

  3. Aplique cola no topo e no fundo de uma das peças de 5 cm de madeira. Ponha a outra peça embaixo e a peça fina acima para fazer o teto. Ponha esse conjunto em uma prensa e deixa a cola secar de um dia para o outro.

    Rodas e conexões

  1. Com uma broca de 1/8", fure dois buracos através das bases, a 12 mm de cada ponta e a 3 mm do fundo. Certifique-se de passar a broca bem reta para que as rodas fiquem na mesma altura em ambos os lados do vagão.

  2. Ponha um rebite em cada roda e aperte-os contra os buracos furados.

  3. Fure um buraco na frente e atrás de cada vagão e da locomotiva. Os buracos devem ser centralizados e a 6 mm do fundo de cada peça.

  4. Parafuse um gancho na frente de cada peça e deixe-o na posição horizontal. Faça o mesmo na parte de trás de cada vagão, mas deixe o gancho na posição vertical. Use um alicate de bico para abrir, encaixar e fechar todos os ganchos.

O que você precisa

  • Peça de madeira (2 cm²)
  • Folha de madeira (3 mm por 2,5 cm)
  • Pino de madeira de (2 cm de diâmetro)
  • Pino de madeira de (6 mm de diâmetro)
  • Rodas de madeira (2 cm de diâmetro)
  • Rebites (3 mm de diâmetro)
  • Parafuso gancho
  • Cola de madeira
  • Prensa para madeira
  • Alicate de bico
  • Serra de arco
  • Furadeira elétrica
  • Lixa de papel
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article