Como construir uma rampa para idosos em casa

Escrito por stacey anderson | Traduzido por bruno belli sinder
Como construir uma rampa para idosos em casa
Deixe sua porta acessível para cadeira de rodas construindo uma rampa (a grand black door image by hazel proudlove from Fotolia.com)

Para idosos, as escadas da entrada podem ser um obstáculo. Seja por uso de cadeira de rodas, bengala ou devido à artrite, rampas ajudam bastante. Caso a rampa esteja localizada em um prédio público ou comercial, a Fiscalização Municipal tem requerimentos legais para a construção. Mesmo que a rampa seja em uma residência particular, as especificações podem servir como guia para a construção de uma rampa segura. Uma das rampas residenciais mais simples é a "berma", ideal para uso com rampas de 45 cm ou menos.

Instruções

  1. 1

    Calcule o comprimento da rampa. Meça a altura desejada para o topo da rampa (elevação). O degrau padrão tem uma elevação de 18 cm, portanto, uma porta de entrada com um degrau e soleira de 2 cm requer uma elevação de 20 cm. O padrão para prédios públicos e comerciais sugere um declive máximo de 1:12 (1 metro de elevação requer 12 metros de rampa). Usando esses padrões, a rampa necessária para alcançar a entrada com um degrau teria 240 cm de comprimento.

  2. 2

    Analise as áreas de embarque e desembarque (parte de baixo e de cima da rampa). Segundo especificações, essas áreas devem ter um comprimento mínimo de 150 cm para permitir espaço suficiente para uma cadeira de rodas manobrar, e deve ter no mínimo a mesma largura da rampa. Retire qualquer galho ou plantas dessas áreas.

  3. 3

    Marque os limites usando quatro estacas e dois pedaços de corda. Martele as estacas na parte de cima da rampa, com pelo menos 90 cm entre elas, ou da largura da rampa. Amarre uma corda a cada estaca na elevação necessária (20 cm nesse exemplo). Na parte de baixo da rampa, amarre a outra ponta das cordas às outras duas estacas, também com 90 cm entre elas. As cordas marcam o tamanho e o declive da berma que você vai construir.

  4. 4

    Use uma pá e um ancinho para arranjar camadas de terra ou areia. Construa a berma fazendo camadas, usando o rolo compressor por cima de cada camada. Use um nivelador para checar se a rampa está reta. Mantenha a berma 90 mm abaixo da porta para garantir espaço para a entrada.

  5. 5

    Use um compensado no topo da berma para criar uma entrada. Verifique a transição entre o topo e a base da rampa e a base de compensado. A altura máxima recomendada para essa transição deve ser entre 60 mm e 120 mm, e deve ter a borda chanfrada. Se o beiral da rampa for mais alto que 120 mm, fica perigoso para uma pessoa tropeçar, além de impossibilitar a passagem da roda da frente da cadeira de roda.

  6. 6

    Pregue tiras de 2,5 por 7,5 cm nas laterais da rampa para prevenir que bengalas escorreguem. Finalize o compensado com uma tinta antiderrapante própria para exteriores.

Dicas & Advertências

  • Itens de segurança adicional incluem beirais e corrimãos. Veja a sessão de recursos para mais informações.

O que você precisa?

  • Fita métrica
  • Terra ou areia
  • Ancinho
  • Rolo compressor
  • Corda
  • Pregos
  • Martelo
  • Nivelador
  • Compensado de madeira com 90 mm
  • Tiras de compensado com 2,5 por 7,5 cm
  • Tinta antiderrapante própria para exteriores

Lista completaMinimizar