×
Loading ...

Construir um reservatório ou utilizar sacos de areia?

Atualizado em 17 abril, 2017

Os sacos de areia bem colocados e amontoados são baratos e eficazes na captação de água. Mas se estiver procurando por uma solução permanente ou se quiser usar o reservatório em conjunto com a captação, então um reservatório é o que você precisa. Até mesmo um pequeno e propriamente construído, pode afetar uma grande área em volta do local da corrente de água, por isso os reservatórios precisam de várias formas de conhecimento especializado, por exemplo o de engenharia, assim como experiência em várias habilidades de construção.

Instruções

Construir um reservatório? (dam image by david hughes from Fotolia.com)

    O reservatório

  1. Estaque a linha de sua barragem. Coloque as estacas em volta do local do reservatório. Marque o vertedouro.

    Loading...
  2. Limpe a vegetação do reservatório e da área da represa. Remova o solo superior da área e deixe de lado para usar mais tarde.

  3. Cave até alcançar uma profundidade adequada para seu objetivo; depois, até alcançar uma superfície relativamente impermeável, como grandes rochas e argila. Separe a argila e deixe de lado enquanto escava. Limpe o fundo do reservatório do material solto e do cascalho. As laterais do reservatório não devem exceder um grau de 30%. Deposite a terra não utilizada no ponto mais profundo do local da barragem.

  4. Posicione a argila ao longo do fundo e das laterais onde ainda haja uma superfície permeável. Um peso de concreto é útil para amassar a argila. Cave uma trincheira de borda no nível do chão juntamente do perímetro do reservatório, cerca de 30 cm de profundidade e 30 cm de largura. Encha essa trincheira com argila e sele o topo de seu reservatório. Encha outra camada de argila sobre tudo. Repita a camada de argila até que tenha feito um selo contínuo de 12,5 cm sobre o reservatório inteiro.

    A barragem

  1. Separe todas as rochas de mais de 12,5 cm de diâmetro do restante do solo da barragem. As rochas grandes compreendem o selo dela. Forme o restante do solo. Bata com a escavadeira enquanto procede para garantir uma compactação forte. Aumente o declive até que a altura da parede esteja a pelo menos 90 cm acima do nível de água esperado.

  2. Cave um vertedouro, que será um cano de bueiro longo o suficiente para compreender a largura da superfície da barragem. O tamanho vai ser determinado pela taxa e volume de fluxo da corrente. Posicione o cano de bueiro no buraco logo abaixo da superfície da barragem. Cubra o cano.

  3. Logo após completar a construção, recoloque o solo sobre o topo da barragem e sobre suas laterais. Semeie com uma grama de crescimento rápido até que a vegetação esteja estabelecida.

Loading...

Dicas

  • Verifique com as autoridades locais sobre autorizações e permissões.
  • A menos que tenha experiência pessoal na construção de barragens e reservatórios, esse não é um projeto para fazer por conta. Contate um especialista experiente de água e construtores para lhe ajudar.

O que você precisa

  • Estacas de marcação para construção
  • Escavadeira e retroescavadeira
  • Pás
  • Picaretas
  • Ancinho
  • Peso para cimento
  • Semente para grama

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...