×
Loading ...

Como construir um robô sem fio

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Utiliza-se um controle remoto para fazer um robô sem fio mover. Este é um projeto divertido que você pode fazer com seus filhos ou amigos que criará um brinquedo que trará horas de diversão. Você pode até mesmo reciclar brinquedos antigos que não usa mais, para aproveitar as peças para fazer o robô. Desta forma não precisará gastar muito dinheiro.

Instruções

Construir um robô com controle remoto é divertido assim como instrutivo (robot image by Paul Moore from Fotolia.com)
  1. Compre um carro controlado por rádio de uma loja ou de segunda mão. Você pode comprar um novo por aproximadamente R$ 150 ou R$ 200. Retire o chassi do carro e todas as peças decorativas, exceto as rodas e a base.

    Loading...
  2. Compre ou arrume de outra forma dois servomotores. Estes podem ser comprados em uma loja local. Isso fará com que o robô gire e vire.

  3. Fixe os servomotores na base do carro em ambos os lados dela. Você pode fazer isso com braçadeiras ou com fita dupla-face.

  4. Conecte um fio do servomotor na bateria. Os fios da bateria serão indicados com uma etiqueta. Use um ferro de solda para fazer isso. Conecte os outros fios no receptor da unidade de controle remoto. Uma vez conectado, espere que esta unidade esfrie e utilize-a para testar o robô e veja se funciona.

  5. Acrescente as decorações na base do carro. Você pode usar partes de outros brinquedos, mas para um visual mais profissional, compre um kit de robótica do Lego Mindstorm. Você pode fazer download das instruções para um robô existente ou como criar as suas próprias.

  6. Ligue o controle remoto do servomotor e use-o para fazer o robô girar.

Loading...

O que você precisa

  • Carro de controle remoto
  • Peças de um robô de brinquedo ou kit do Lego Mindstorm
  • Fita adesiva ou braçadeiras
  • Controle remoto
  • Servomotores e pilha

Referências

Loading ...
Loading ...