on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Como construir um robô hexápode

Atualizado em 20 julho, 2017

Apesar de robôs com pernas serem mais difíceis de construir do que robôs com rodas, existem métodos através dos quais qualquer pessoa com alguma experiência em robótica pode construir um robô de seis pernas. Ele será capaz de se mover rapidamente sem ter de se preocupar com seu equilíbrio. Servomecanismos baratos e controlados por rádio têm suficiente energia para um pequeno robô de seis patas, e os controladores de robôs mais comuns são projetados especificamente para se conectar a eles.

Instruções

Construir um robô de seis pernas pode ser um desafio emocionante para os entusiastas da robótica (spy bug image by Veniamin Kraskov from Fotolia.com)
  1. Construa o corpo de seu robô. Há uma série de kits de robô hexápodes no mercado, que incluem elementos estruturais e os servomecanismos. Alguns deles até mesmo incluem os controladores e programas amostrais. Além disso, você pode construir o corpo a partir do zero, embora ainda possa valer a pena olhar para alguns dos kits para ter ideias de design.

    Loading...
  2. Instale o controlador e a bateria em seu robô. Ligue a fonte e os fios terra do seu servomecanismo ao conector de bateria do robô. Conecte o fio de sinal de cada servo a um dos pinos de saída do seu controlador. O ideal é escolher um controlador com portas delimitadas de servo, de modo que você possa simplesmente conectá-lo. Mantenha um controle cuidadoso de qual servomecanismo está ligado a qual porta.

  3. Instale os sensores de seu robô. Ao montar os sensores, leve em consideração o movimento das pernas do robô. Tenha cuidado para não montar um sensor onde ele possa detectar uma perna em vez dos obstáculos. Conecte cada sensor a um dos pinos de entrada do seu controlador. Consulte a documentação de seu controlador para garantir que os sensores estejam ligados corretamente.

  4. Comece a programar seu robô. Escreva o código para mover as pernas em sequência para levarem o corpo para a frente e para trás, virarem à esquerda e à direita. Trabalhe esse código em seu programa robótico principal, fazendo com que o robô se mova do jeito que você quer em resposta ao sensor de entrada.

Loading...

Dicas

  • Depois de seu robô estar andando por aí, tente programar alguns recursos mais avançados. Por exemplo, você pode fazer com que seu robô adapte seus movimentos a um terreno irregular.
  • Tenha certeza de escolher um controlador com portas suficientes para o seu robô. Um robô com seis pernas pode ter até 18 servomecanismos.

O que você precisa

  • Servomecanismos
  • Kit de robô
  • Pacote de bateria
  • Sensores
  • Controlador

Referências

Loading ...
Loading ...