Passatempos

Como construir uma roda de carroça de madeira

Escrito por ehow contributor | Traduzido por eliseu cesario
Como construir uma roda de carroça de madeira

Faça uma roda de carroça de madeira; é complicado, mas possível!

w1z111-C.R.H.

Se você procura algo para dar uma boa aparência para uma paisagem, que tal uma rústica e adorável roda de carroça? Faça uma roda semelhante àquelas de carroças antigas de fazendeiro, com aparência sólida de manufatura e design de qualidade. Fazer uma roda de madeira não é tarefa simples, mas certamente é possível. Com paciência e atenção aos detalhes, a roda de madeira decorativa dará beleza à paisagem em qualquer lugar que você a coloque. Siga estas etapas para fazer a roda de carroça para o seu cantinho.

Outras pessoas estão lendo

Instruções

    Planejando

  1. 1

    Para fazer a roda de madeira exatamente como você pretende, primeiramente decida alguns pontos: 1. Qual o diâmetro? 2. Qual deverá ser a espessura do material? 3. Que grau de realismo você quer para a roda? 4. Que tipo de material? Este artigo apresenta algumas sugestões, como: A. Faça uma roda de carroça deste tipo apenas para decoração. Não há necessidade de uma estrutura adequada para uso funcional. B. Este método de fabricação e design de roda de carroça é apenas um entre uma variedade de possíveis designs e métodos. C. A escolha do tipo de material, a espessura, a montagem, os acessórios e o acabamento dessa roda decorativa são de sua preferência.

  2. 2

    As recomendações sobre dimensões e materiais para fazer uma roda que seja atrativa e decorativa, mas leve o suficiente para ser manuseada com segurança e facilidade são as seguintes: - Diâmetro da roda: mínimo de 90 cm e máximo de 1,20 m. Use vigas de 3 cm x 15 cm em oito segmentos de arco iguais. - Segmentos do flange: pelo menos 2,5 cm de espessura; a largura é a que for cortada da viga tratada de 3 cm x 15 cm. O comprimento é determinado com a divisão da circunferência da roda escolhida pelos oito segmentos iguais. - Raios da roda: o comprimento é determinado pelo diâmetro da roda e o tamanho do furo central dela, juntamente com a profundidade dos furos feitos nestas peças. O diâmetro dos raios é determinado pela espessura dos segmentos do flange e do furo central. Para encaixar numa viga tratada de 3 cm, os raios não podem ter mais do que 2 cm de diâmetro, o que vai deixar apenas 30 cm de material em cada lado dos furos (suficiente para esta roda decorativa). Se a loja de ferragens local tiver fixadores tratados, use-os, se não, fixadores comuns podem servir, desde que sejam protegidos por material bom e bem acabado. - Cola: use cola de madeira para exteriores de boa qualidade. Há muitas a escolher; leia os rótulos com atenção ou, para bons resultados, peça ajuda na loja de ferragens. - Material de acabamento: use os de alta qualidade: limpadores de exterior, vernizes, tintas e outros selantes e protetores projetados para suportar exposição aos elementos que ocorram na sua região. - Preenchedor: será necessária uma pequena quantidade de preenchedor para tapar os furos dos parafusos em volta do flange depois da montagem final.

  3. 3
    Faça um layout da roda em escala real (ou metade do layout)

    Preparações: O primeiro a fazer é um layout do tamanho da roda em um pedaço de compensado ou outro painel grande o suficiente para o desenho em escala real (ou ao menos para metade do desenho, se a roda escolhida for muito grande). Faça uma imagem aproximada para o layout completo. Tome cuidado para manter o layout em escala e seja preciso com a estrutura dos raios e dos segmentos do flange. Essencialmente, você terá um desenho de oito segmentos iguais de um círculo. Assim, para fazer um modelo da roda que seja exato, volte aos tempos da geometria na escola e tire medidas cuidadosamente; isto é tudo que é necessário.

  4. 4

    Crie um padrão para os segmentos de flange: Para fazer os segmentos todos iguais, é uma boa ideia fazer um modelo (durável) de papelão, para riscar e cortar cada peça por igual. Certifique-se de cortar as pontas dos segmentos nos ângulos iguais adequados. Eles serão colados e parafusados um no outro, como mostra o diagrama na etapa 6. Furo da roda: pelo menos com 2,5 cm de espessura e no mínimo 10 cm de extensão. Recomenda-se usar vigas tratadas padrão de 6 cm x 15 cm para o furo da roda. Risque e corte oito segmentos, cuidando para fazer os cortes certos e precisos.

  5. 5

    Corte o furo central: Usando as dimensões da roda e os materiais das etapas de planejamento, desenhe e corte a seção central do furo da roda. Faça os cortes em cada um dos oito lados tão cuidadosamente quanto possível. Depois de cortados, marque e faça furos apropriados para os fixadores dos raios, centrados em cada um dos oito lados, com uma profundidade de pelo menos 1,9 cm. Faça também um furo maior no centro do encaixe do eixo.

  6. 6
    Detalhes de montagem de uma roda de madeira sólida e atrativa

    Marque e corte os segmentos: Você precisará de oito segmentos (todos iguais) para fazer uma roda que seja uniforme, sólida e atrativa. Usando os moldes de papelão, marque as formas dos oito segmentos sobre o material da roda e corte-os, mantendo os cortes tão precisos quanto possível. Faça um furo no centro do lado achatado dos segmentos (a borda interior), com profundidade de ao menos 1,9 cm. Faça também pequenos furos em ângulo no lado exterior de cada segmento, para encaixar cada um no seguinte com parafusos longos. Veja o diagrama.

  7. 7

    Cortando os raios: Usando seu layout original como guia, corte os oito raios no comprimento desejado, levando em conta a profundidade dos furos para os raios nos segmentos e no furo central (se você fez furos de 1,9 cm, acrescente 3,8 cm).

  8. 8

    Lixando as peças: Depois que tudo estiver cortado, furado e montado, é hora de lixar as peças para dar um bom acabamento à roda, que vai ficar excelente no seu pátio. Remova os cavacos deixados pela serra, ajuste os cantos se necessário, e lixe os dois lados de cada segmento e o furo central.

  9. 9

    Monte sua roda de carroça decorativa: Agora que está tudo cortado e lixado, coloque todas as peças no seu desenho em escala natural (ou no meio desenho) para que tudo encaixe corretamente. Se tudo estiver certo, comece a colar os raios no furo central; depois cole os segmentos sobre as outras pontas dos raios, firmando-os. Encaixe cuidadosamente cada segmento no seguinte, para juntá-los. Uma vez fixados e seguros, coloque o preenchedor em cada furo. Remova o excesso de cola e deixe secar por pelo menos oito horas.

  10. 10
    Faça uma roda de carroça de madeira e dê o acabamento que preferir

    Dando o acabamento: Lixe as bordas do preenchedor; lixe qualquer outra parte com superfícies rústicas ou os cantos; prepare-se para aplicar o produto de acabamento escolhido para ajudar a conservar a roda no pátio. Pode-se escolher uma aparência de antiguidade, algo mais colorido, preto fosco, branco sobre branco ou o que preferir. Em todo caso, para fazer uma roda de carroça de madeira que satisfaça suas preferências, dê um toque pessoal, fazendo algo de que possa se orgulhar.

Dicas & Advertências

  • Para ajudar a encaixar os fixadores nos furos, afine as pontas com lixa ou lima.
  • Ao fazer uma roda de carroça de madeira com aparência de autêntica e sólida o bastante para uso ao ar livre, assegure-se de aplicar tinta para exteriores e dar o acabamento de acordo com o clima de sua região e dos demais elementos.
  • Se preferir fazer uma roda sem a parte achatada interior dos raios, você pode simplesmente cortar o raio interior na dimensão desejada. Leve em conta o comprimento dos raios e deixe "miolo" suficiente na largura do flange para aceitar um furo de 1,9 cm de profundidade, sem atravessá-lo. Recomenda-se uma largura de flange de não menos que 6,3 cm.
  • Leia e siga as instruções dos fabricantes para manuseio e uso seguros, juntamente com a instalação, a operação e a manutenção de equipamentos, ferramentas e produtos.
  • Faça uma roda de carroça de madeira que o agrade: use equipamento de proteção pessoal de segurança adequado ao trabalhar com ferramentas, materiais e produtos.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media