Mais
×

Como construir uma sapateira caseira

Atualizado em 23 março, 2017

Pode ser difícil manter seus sapatos em ordem, principalmente quando os pares são muitos e acabam sendo amontoados. Uma sapateira oferece uma solução para o problema, podendo guardar vários pares de sapatos e mantê-los organizados em um pequeno espaço em diferentes posições. É possível construir uma sapateira usando pedaços de madeira. Quando finalizada, você terá um design elegante que poderá ser colocado em um cômodo para armazenar vários pares.

Instruções

Uma sapateira pode organizar seus pares de sapato (Digital Vision/Photodisc/Getty Images)
  1. Determine quantos pares de sapatos serão guardados na sapateira. Cada par de sapatos precisará de cerca de 15 cm de altura, 20 cm de largura e 30 cm de profundidade. Decida quantas prateleiras você quer e o quão longas devem ser. Anote as medições em um pedaço de papel. Além disso, calcule a extensão necessária para as colunas de madeira. Elas devem ter 15 cm x o número de prateleiras + a espessura das tábuas de madeira.

  2. Marque os comprimentos nas tábuas de madeira compensada. Serre através das marcas com um serrote para criar as prateleiras e colunas nas dimensões programadas. Usando um esquadro, confira se todos os ângulos finais são de 90º.

  3. Serre pequenos pedaços quadrados de madeira compensada, cada um com a largura das peças de coluna, para fazer os suportes de prateleira.

  4. Marque as posições das colunas nas tábuas de prateleira. Organize a prateleira base a 90º em relação ao final de uma coluna. Prenda-as juntas. Martele dois pregos através da coluna na prateleira base. Repita o processo do outro lado. Faça os mesmos passos na parte superior da prateleira do projeto.

  5. Organize um suporte sobre a marca na lateral da coluna. Prenda-os juntos. Martele dois pregos através da coluna no suporte. Coloque todos os suportes de prateleira dessa maneira.

  6. Ponha a sapateira em pé. Coloque as prateleiras sobre os suportes. Organize os sapatos. Se um conjunto de sapatos for muito grande, é possível retirar a prateleira de cima para dar mais espaço.

O que você precisa

  • Madeira compensada
  • Serrote
  • Esquadro
  • Grampos
  • Pregos
  • Martelo
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article